Por verticais, aumento foi de 14,8%. Já a receita líquida total da companhia, de R$ 105,4 milhões, mantém-se em linha com o mesmo período de 2014

A Bematech S.A., provedora de soluções completas de tecnologia para o varejo, food service e hospitality, anuncia seus resultados financeiros do segundo trimestre de 2015 (2T15). Conforme planejamento estratégico da companhia, o período foi marcado pela forte evolução da receita recorrente, que cresceu 13,1%, alcançando R$ 34,1 milhões, frente aos R$ 30 milhões registrados no 2T14.

A receita total – que considera o desempenho das verticais mais canais e ofertas cross – foi de R$ 105,4 milhões e se manteve em linha com o mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, a receita líquida totalizou R$ 203,5 milhões – valor 1,8% superior ao de 1S14 – dos quais 32,6% são representados por receitas recorrentes. Em números absolutos, a recorrência cresceu 12,4%.

No 2T15, o lucro bruto registrou R$ 38 milhões, 14% abaixo do alcançado no mesmo período de 2014, refletindo custos mais altos e preços estagnados. Isso impactou o lucro líquido de R$ 8 milhões, 42,4% abaixo do 2T14, e margem líquida 5,7 p.p. inferior quando comparada ao 2T14. Com isso, o EBITDA atingiu R$ 15,2 milhões em comparação aos R$ 21,5 milhões alcançados no mesmo trimestre do ano anterior, representando um valor 29,1% menor. A margem passou de 20,6% para 14,5% no 2T15. No acumulado dos seis primeiros meses do ano, o EBITDA atingiu R$ 31,1 milhões, 24% inferior ao resultado do primeiro semestre de 2014. A margem reduziu 5,2 p.p. ao sair de 20,5% no 1S14 para 15,3% no 1S15.

No 2T15, os investimentos somaram R$ 6,8 milhões, correspondentes a 6,5% da receita líquida total da companhia, valor superior aos R$ 3,6 milhões investidos no mesmo período do ano anterior. Os custos cresceram 11,8% na comparação com o mesmo trimestre de 2014, levando a margem bruta para 36,1%, uma redução quando comparada aos 42,3% registrados no 2T14. As despesas diminuíram, alcançando R$ 32,8 milhões, 1,9% menor frente ao 2T14.

Resultado por verticais

Hospitality

No 2T15, a vertical Hospitality – composta pela atuação da Bematech nos segmentos de hotéis e transportes terrestres – apresentou crescimento de receita de 17,8% quando comparado ao 2T14. Dos R$ 20,6 milhões registrados, 79,7% referem-se às receitas recorrentes, evolução de 13,9% frente ao mesmo período do ano passado.

A evolução no segmento de hotéis continuou positiva, fortalecida pelo processo de abertura de novas unidades fora das capitais e pelas Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016, fatores que possibilitaram a conquista de novos contratos tanto dentro da base de clientes como também de novas redes.

O período foi marcado pelos lançamentos do Sinn PDV multiempresa – capaz de controlar vários CNPJs a partir de um mesmo sistema de gestão – e de uma nova versão de “front office” – que passou a ser oferecida ao mercado hoteleiro com o recurso de otimização de receita, além de estar integrado a solução de meios de pagamento. O mercado de reservas voltou a níveis melhores ao se manter acima de 100 mil reservas/mês.

No segmento de transportes terrestres, a venda de solução continua apresentando forte evolução. Como na vertical Food Service, esse segmento tem o ponto de venda como foco principal, o que facilita a venda da solução completa. O portfólio – que combina know-how de equipamentos, software de gestão, soluções fiscais e meios de pagamento – tem viabilizado tanto o cross-selling dentro da base de clientes quanto a conquista de novas contas. O mercado internacional também registrou avanços, como a atuação estendida para o México e Chile.

Considerando o acumulado do ano até o momento, a receita líquida da vertical apresentou evolução de 18,3% ao atingir R$ 39,7 milhões, dos quais 78,5% são provenientes de receita recorrente.