Parceria com a Gestour Brasil também engloba as 14 regiões turísticas do estado

No último dia 29, o Paraná saiu na frente e foi o pioneiro no País a estruturar um eMarketplace do Turismo Nacional. Em um investimento superior a R$350 mil, a Paraná Turismo e a Rede de Turismo Regional do Paraná (Retur-PR) fecharam parceria com a Gestour Brasil, desenvolvedora da plataforma. Além do estado, o acordo, firmado durante a reunião do Cepatur (Conselho Paranaense de Turismo), atenderá as 14 regiões turísticas paraenses, que são: Litoral do Paraná, Rotas do Pinhão, Campos Gerais, a Terra dos Pinheirais - Centro-Sul, Estradas e Caminhos, Corredores das Águas, Norte do Paraná, Norte Pioneiro, Riquezas do Oeste, Vales do Iguaçu, Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, Vale do Ivaí, Roteiros da Comcam e Lagos & Colinas.

Vadis Luiz da Silva, cofundador e CEO da Gestour Brasil, destaca o pioneirismo paranaense em relação ao restante do País e no enfrentamento do “apagão virtual” em que se encontra o setor. “É um momento histórico e significará um grande avanço para o turismo no estado. A partir dessa iniciativa, outros estados poderão fazer o mesmo e utilizar-se dessa tecnologia para desenvolver o turismo e fazer negócios em nível global”, afirma Silva.

Na última segunda-feira (10), representantes das governanças regionais participaram de uma Reunião Virtual que contou com a presença do presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes. Na oportunidade, foram apresentados os detalhes do acordo firmado com a Rede de Turismo Regional (Retur-PR) no contexto do Paraná Turístico.

Os próximos dois encontros virtuais se realizarão no próximo dia 17 (segunda-feira) e no dia 31 de agosto. O primeiro será destinado à participação dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo dos 399 municípios paranaenses, bem como dos gestores das IGR`s do estado. Um terceiro webnário destinado aos empresários do turismo do estado está programado para a segunda-feira (31 de agosto).

Regionalização

Os municípios e empresas das 14 regiões turísticas do estado iniciaram, na última sexta-feira (7), o processo de integração ao seu eMarketplace Regional e, por consequência, aos e-marketplaces estadual, macrorregional e Nacional do turismo. A primeira região turística contemplada foi a de Vales do Iguaçu, no Sudoeste do estado. Em evento na cidade de Verê, a Gestour Brasil, em conjunto com a Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, a Retur-PR (Rede de Municípíos Interativo do Estado do Paraná) e a Paraná Turismo, promoveram a entrega do portal web comercial da região.
Com a criação do eMarketplace regional, empresas, produtos, serviços e atrativos do turismo das 42 cidades envolvidas têm a possibilidade de ingressar em uma rede regional, na Rede Paraná e Brasil de municípios interativos. “Esse acordo fortalece todos os envolvidos. A plataforma é uma ferramenta fantástica e que nos indica uma maneira de avançarmos em conjunto com os diversos players do turismo em todo o estado e regionalmente”, afirma Wanda Pille, presidente da Rede de Turismo Regional (Retur-PR), licenciada da Rede Paraná de Municípios Interativos. “Essa parceria nos garante uma visibilidade em diversas outras áreas. Nossos esforços agora são para que exista o entendimento real de suas potencialidades, pois assim os propósitos comuns irão fluir e todos iremos ganhar”, completa.

Wanda acredita que a estruturação do mercado eletrônico do turismo regional necessitará de maiores esforços, principalmente em sua fase inicial. Para que isso aconteça, estão programadas novas entregas de portais em regiões turísticas do estado, além de encontros virtuais. O próximo evento está previsto para acontecer entre 27 e 30 de agosto, durante o Salão de Turismo dos Campos Gerais, em Ponta Grossa. No mês de setembro, ainda haverá encontros em Maripá, pertencente à região Riquezas do Oeste, e no Litoral do Paraná. “Com os portais, será mais fácil mobilizar os municípios e empresários. Este é o caminho que pretendemos seguir. A plataforma disponibiliza possibilidades para empreendimentos de qualquer categoria. Independentemente do tamanho, todos terão uma oportunidade. Assim, a ferramenta fortalece a parte institucional, a regionalização e a comercialização”, avalia a presidente da Retur-PR.