Para quem planeja aproveitar o friozinho e acampar com conforto e segurança o consultor indica 3 equipamentos que farão toda a diferença



No Brasil, durante quase todo o ano é comum acampar sem passar frio ou perrengues por conta da temperatura, usando apenas saco de dormir, barraca simples, roupas do dia a dia e caso seja preciso um casaco leve - indicado para se levar em todas as viagens.

No entanto, em alguns lugares onde a temperatura do inverno pode realmente cair, como na Região Sul ou em serras de maiores altitudes, se você não estiver bem preparado e com os equipamentos certos poderá se arrepender profundamente de ter escolhido está época do ano para a prática do camping.

Acampar no inverno porém não precisa ser uma experiência traumatizante. De acordo com Guilherme Braziel, consultor da Nautika Lazer (www.nautikalazer.com.br) nas áreas de camping e lazer, existem disponíveis no mercado diversas opções de produtos com diferentes materiais para maior conforto de quem acampa no inverno - diferentes do que seriam indicados para neve.

"A Azteq, por exemplo, conhecida por suas barracas, criou um isolante térmico com superfície em forma de caixa de ovo, permitindo que seja mais espesso para que melhore o isolamento térmico, mas sem aumentar o peso do equipamento. Já a Deuter, criou um saco de dormir indicado para expedições em alta montanha com plumas de ganso, que suportam até -45ºC, é um avanço nesta área em relação a alta tecnologia e conforto", afirma o consultor.

Para quem planeja aproveitar o friozinho e acampar com conforto e segurança o consultor indica 3 equipamentos que farão toda a diferença:

Sacos de dormir

Os modelos "sarcófago" são projetados para reter o ar quente dentro do casulo interno, através de isolamento no zíper e na costura. O modelo Milik da marca NTK, por exemplo, é indicado para temperaturas de 5ºC à 15º. "Vale lembrar que ao comprar um saco de dormir o usuário deve estar atento aos detalhes de uso, ver se ele irá se adequar ao perfil da viagem, para não passar frio ou calor", explica o consultor.

Isolantes térmicos

São acessórios práticos, leves e fáceis de carregar, de extrema importância durante noites mais fria. Os isolantes são usados geralmente em conjunto com os sacos de dormir para evitar a transferência do frio para o corpo humano. Em alguns casos, onde a temperatura não é tão baixa, ele pode ser colocado na parte interna da barraca no chão para fazer esse isolamento. "Existem isolantes fabricados de diversos matérias; camadas de alumínio, espuma de poliuretano e e.v.a laminado são os mais comuns. A média de preço varia, mas podemos entrar modelos de 40,00 R$, como o Isolante Térmico EVA Aluminizado - NTK".

Artefatos a Gás

Fogareiros e lampiões também são ótimas opções para quem vai acampar no inverno. É um equipamento que ajuda também na hora de preparar uma refeição. Já existem modelos modernos com acendimento automático, dispensando o uso de fósforos ou isqueiro. É comum encontrar também tecnologia que promova maior economia no consumo do gás e mínimo ruído. "Hoje esse tipo de equipamento está moderno e prático. Você encontra para vender facilmente o cartucho de gás com sistema anti-explosão compatível para vários modelos de lampiões", finaliza o consultor.