Microsoft, Capgemini, Google, KPMG, Senac, Agência Nacional de Telecomunicações, Ministério da Justiça e OAB estão entre os participantes do evento; inscrições já estão abertas
Em sua sétima edição, o Congresso de Crimes Eletrônicos, promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), revelará o resultado de mais uma pesquisa inédita do universo digital, sob o tema "O Comportamento dos Usuários na Internet". O evento acontecerá entre os dias 18 e 19 de agosto, a partir das 9 horas, na sede da Entidade.
A novidade deste ano está na ampliação da abrangência de seu conteúdo que - além de temas como marco civil, fraudes nos meios de pagamento online, entre vários outros - trará ainda o debate sobre os hábitos comportamentais, profissionais, sociais e de segurança dos internautas. Dessa vez, o formato da pesquisa sugere uma imersão em questionamentos, verdades, fatos e tendências que definem o comportamento dos que fazem parte do chamado mundo virtual.
Na ocasião, especialistas no assunto irão discutir qual o limite entre a segurança e a ameaça à privacidade, à integridade e à dignidade dos que atuam em mídias sociais, utilizam aplicativos e dispositivos, realizam compras online, além de muitas outras atividades via web.
O objetivo da iniciativa é ampliar a conscientização da sociedade civil para a redução da incidência de crimes virtuais, estimulando o debate e favorecendo a construção de um ambiente de cooperação entre usuários e prestadores de serviços de aplicações e segurança da informação.
Liderado pelo presidente do Conselho, Renato Opice Blum, e pelo vice-presidente, Rony Vainzof, o congresso abordará, também, temas como a internet das coisas e Wear your on device (WYOD), cloudcomputing, tendências e segurança em mobilidade e crimes cibernéticos.
Além disso, outros assuntos - como segurança pública e a perícia, tendências do e-commerce e omnichannel, educação digital, games, extorsão e segurança, governança mundial da internet e regulamentação do marco - irão compor os painéis do evento.
O ciclo de palestras reunirá representantes da Agência Nacional de Telecomunicações, do Senac, da Microsoft, da Capgemini, da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de São Paulo (OAB-SP), da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Mackenzie, do Ministério da Justiça e também contará com a participação de especialistas de companhias como Google, KPMG e Buscapé. A programação completa está disponível no site da FecomercioSP.