Líder da indústria do transporte aéreo também anuncia mudança de governança
A SITA, líder mundial em comunicação de transporte aéreo e soluções de TI e 100% de propriedade da comunidade de transporte aéreo, anuncia uma receita de US$1,7 bilhão, em 2014. Esse resultado consolidado representa um aumento de 4,3% em comparação a 2013, demonstrando a contínua trajetória de crescimento da organização.
Os resultados mostram um sólido desempenho dos negócios da companhia e crescimento de toda a empresa. Os ganhos foram reforçados por um expressivo desempenho de vendas, caixa equilibrado, baixo nível de dívida, feedback favorável do cliente e pontos de fidelidade, reforçando, assim, o foco da SITA entre seus membros e clientes.
Francesco Violante, CEO da SITA, comenta: "A SITA é mais forte devido a nossa visão estratégica de longo prazo e investimentos realizados nos últimos anos. Fizemos avanços nas áreas críticas do desenvolvimento de portfólio, excelência em serviço e inovação colaborativa com os nossos membros e a comunidade de transporte aéreo em geral. A SITA segue investindo nas operações que realiza, na qualidade dos serviços e nos funcionários. Tudo isso nos posiciona para alcançar nossa visão estratégica em 2020”.
Além disso, durante a Assembleia Geral Anual (Annual General Assembly - AGA) da SITA foi aprovada uma série de mudanças à governança da SITA, com o objetivo de se posicionar ainda melhor no futuro. Essas alterações seguem uma revisão global especial por um Comitê de Revisão de Governança (Governance Review Committee - GRC), formada após a AGA de Junho de 2014, composta por 13 representantes do Conselho da SITA e Conselheiros liderados pelo presidente do Conselho, Jappe Blaauw, da KLM.
Essa avaliação da eficácia da governação da SITA foi prevista em 2011, quando membros apoiaram, em unanimidade, recomendações para manter a propriedade da comunidade de transporte aéreo da SITA, fortalecer o modelo cooperativo comercial híbrido da empresa e criar o Conselho da SITA. A estrutura de governo dualista do Conselho e Diretoria da SITA foi uma das principais questões exploradas na avalição de 2014.
A avaliação chegou à conclusão de que o princípio da estrutura de dois níveis foi fundamentalmente sólida e adequada para as necessidades da associação. No entanto, foi proposta uma série de refinamentos. Destaques das alterações recomendadas aprovadas incluem o reforço dos poderes dos 34 membros do Conselho da SITA sobre aspectos relativos à estrutura da SITA e estratégia, as principais transações e questões de fundo da sociedade.
A composição do Conselho também foi redefinida, permitindo até 11 administradores filiados com empresas membros – antes, eram 10. O número máximo de administradores foi reduzido para dois, dos quatro anteriores. Maior transparência sobre mudanças na liderança da SITA e as especificidades da nomeação e de representação da Diretoria e do Conselho, bem como a racionalização do processo AGA também foram aprovados.
Jappe Blaauw, presidente do conselho da SITA, afirma: "A revisão de governança global e recomendadas acordadas são um testemunho da força e maturidade da cultura da SITA, em que membros com diversos pontos de vista podem se unir e debater construtivamente, visando a melhorias que irão beneficiar a SITA, seus membros e a comunidade de transporte aéreo ".
Como uma organização-membro que trabalha em colaboração para transformar a experiência de viagens aéreas, a SITA está sempre procurando maneiras de fornecer ofertas aprimoradas aos seus 430 membros. Hoje, os benefícios dos membros adicionais irão ajudar na eficiência, lucratividade e adoção de novos serviços com mais facilidade. As quatro novas ofertas para membro são:
• Acesso ao serviço de mensagens do Controle de Tráfego Aéreo (Air Traffic Control - ATC) da SITA - Este serviço de mensagens permite às companhias aéreas trocar mensagens relacionadas ao controle do tráfego aéreo com os Provedores de Serviços de Navegação Aérea (Air Navigation Service Providers - ANSP) de forma eficiente. Isso simplifica o processo, removendo a complexidade e custo da ligação e adaptação a diversos ANSPs. Essa oferta faz com que o serviço de mensagens ATC estejam disponíveis para os membros associados sem assinatura anual.
• Introdução do BagJourney para os membros que buscam cumprir a resolução 753 da Associação Internacional de Transporte Aéreo (International Air Transport Association – IATA) - A solução BagJourney permite às companhias aéreas rastrear as malas, conforme futura exigência da resolução IATA 753 (efetivo 2018). A SITA irá introduzir um programa evolutivo de avaliações gratuitas do BagJourney para qualificação dos membros da SITA, com termos preferenciais na contratação do serviço contínuo.
• Desempenho do aplicativo de rede e consultoria de gestão de serviços – A SITA fornece consultoria, com o uso de ferramentas de análise especializadas, com o objetivo de permitir que as companhias aéreas otimizem o desempenho de aplicativos em suas redes. Os membros que contratarem novos serviços desse tipo de consultoria avaliados em US$ 50 mil ou mais terão direito a um desconto no custo da atividade de consultoria.
• Introdução ao FLIFO API – O FLIFO API da SITA (interface de programação de aplicativo) permite o rápido desenvolvimento de novos aplicativos, proporcionando fácil acesso às estruturas, informações de voo precisas para desenvolvedores de aplicativos. Essa oferta irá fornecer aos membros qualificados acesso gratuito à API por três meses, com termos preferenciais de membro quando a contratação do serviço for contínua.
Essas ofertas serão lançadas para os membros durante a Q3 2015. As ofertas adicionais para os membros serão anunciadas no final do ano .
A SITA tem trabalhado, por mais de 65 anos, com seus parceiros da indústria da aviação para alavancar a tecnologia da nova geração e se orgulha da sua história. A SITA comemorou 50 anos de parceria com a Royal Jordanian e Lebanese Air Transport. Já com a Ethiopian Airlines são 60 anos de parceria.