Primeiro implantado nos Estados Unidos com a tecnologia da SITA, ficará no aeroporto de Las Vegas
Os passageiros internacionais que chegam ao Aeroporto Internacional McCarran, em Las Vegas, podem aproveitar uma viagem rápida e tranquila graças ao processo de alfândega e imigração por conta dos novos quiosques automatizados de controle de passaporte (automated passport control - APC) fornecidos pela SITA, provedora global de segurança das fronteiras e soluções de TI para governos, companhias aéreas e aeroportos.
Os quiosques de autosserviço para controle automático de passaporte utilizam um processo de captura de dados biométricos e biográficos, o primeiro implantado nos Estados Unidos com a tecnologia da SITA. Isso permite que os passageiros forneçam seus documentos de viagem, dados biométricos e a prévia da declaração aduaneira antes de falar com um agente da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos (U.S. Customs and Border Protection - CBP). Esse processo aumenta a eficiência e acelera os processos alfandegários, uma vez que retira do agente da CBP a responsabilidade administrativa de digitalizar os documentos dos viajantes.
Rosemary Vassiliadis, diretora do Departamento de Aviação do Condado de Clark, afirma: "O serviço ao cliente é extremamente importante para o McCarran, pois sabemos que a maioria dos nossos passageiros opta por vir aqui, embora existam outros lugares que eles poderiam ter visitado. Acreditamos que proporcionar uma grande experiência de chegada ao aeroporto irá inspirar os passageiros a nos visitar novamente no futuro. A aquisição desses quiosques oferece aos nossos clientes mais uma opção para agilizar a entrada nos Estados Unidos, para que experimentem tudo que Las Vegas tem para oferecer mais rapidamente. Estamos satisfeitos por ter trabalhado com a SITA e CBP no fornecimento desses quiosques que garantem economia de tempo para as salas alfandegárias do McCarran".
Paul Houghton, presidente da SITA para as Américas, comenta: "Os quiosques APC que fornecemos para o Aeroporto Internacional McCarran, em Las Vegas, são apenas o primeiro passo de uma jornada que visa a utilizar tecnologia inovadora para melhorar a experiência do passageiro na alfândega e na fiscalização de fronteiras. De olho no futuro, estamos pesquisando como os aplicativos mobile poderiam ser utilizados na verificação dos passaportes e outros controles de fronteira, com o objetivo de aprimorar a praticidade dos passageiros ao mesmo tempo em que os níveis de segurança são mantidos".
Aprovados pelos agentes da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos, os quiosques APC da SITA coletam informações precisas e verificam se a biometria facial e as impressões digitais dos passageiros correspondem aos dados do passaporte. O sistema pode ser utilizado no processamento de todos os passageiros dos Estados Unidos, Canadá ou qualquer um dos 38 países que fazem parte do Programa de Isenção de Visto Norte-Americano, sem qualquer pré-inscrição.
Os passageiros utilizam uma tela touch screen para preencher o formulário de declaração aduaneira e o sistema automaticamente verifica e valida seus documentos de viagem, confere as informações do voo, captura uma imagem do rosto do viajante, em parceria com a Organização da Aviação Civil Internacional (International Civil Aviation Organization – ICAO), e para os estrangeiros até 10 impressões digitais. O procedimento completo é concluído em 90 segundos ou menos. No final do processo de autoatendimento, os viajantes recebem um recibo que deve ser apresentado ao funcionário CBP para o apuramento final em uma fila rápida dedicada a esse serviço.
A SITA instalou quiosques APC em diversos aeroportos dos Estados Unidos, incluindo Boston, JFK de Nova York, Los Angeles, Miami, Orlando, Filadélfia, San Diego e Tampa. A tecnologia tem sido muito bem recebida pelos passageiros, companhias aéreas e aeroportos com relatos de tempo de espera reduzidos significativamente. De 2009 até 2014, o número de viajantes que utilizam companhias aéreas estrangeiras no McCarran aumentou mais de 60%, subindo para mais de 3,3 milhões no ano passado. Os funcionários do aeroporto esperam um crescimento contínuo na visitação internacional, incluindo diversas chegadas que serão beneficiadas com os novos quiosques.