Aeroporto reduziu o tempo de espera nas pistas em 50%, com consequente redução do desperdício de combustível; Atrasos nos voos de chegada a Munique diminuíram 24%, comparados aos atrasos nos voos de partida

A Amadeus, provedora tecnológica líder para a indústria global de viagens, anunciou sua contribuição que otimizou os recursos do Aeroporto de Munique, um dos aeroportos europeus mais movimentados, com aproximadamente 377 mil deslocamentos de aeronaves em 2014, desde que começou a utilizar o Amadeus Airport Sequence Manager. O Aeroporto deMunique adotou e implantou a solução da Amadeus como parte das iniciativas A-CDM que o aeroporto tem implantado e nas quais é pioneiro desde 2007.

O Amadeus Airport Sequence Manager foi desenvolvido em colaboração com oAeroporto de Munique, que atuou como parceiro consultor durante todo o processo de desenvolvimento. Em seu constante esforço para maximizar a eficiência, o aeroporto – que antes utilizava uma ferramenta interna de otimização – estava buscando uma nova solução para melhorar ainda mais sua capacidade geral. Havia um interesse específico nas condições climáticas adversas e, assim, operações de remoção de gelo foram incluídas nas sequências de partidas.

A solução da Amadeus ajuda o Aeroporto de Munique a liberar a capacidade doaeroporto e a reduzir o desperdício de slots (faixas de horário para pouso/decolagem). O impacto das condições adversas sobre o planejamento da partida de voos foi reduzido, especialmente com procedimentos de remoção de gelo e em condições de tempestades. As inovadoras funções sequenciais de remoção de gelo ajudaram o aeroporto a limitar o impacto sobre as operações do aeroporto, reduzindo o tempo de partida. Além disso, o impacto das restrições de partida causados por tempestades será também limitado, contribuindo para a utilização otimizada dos recursos do aeroporto. Como resultado, a capacidade das pistas do aeroporto é maximizada e uma coordenação interna aprimorada é obtida graças à ferramenta de conscientização de situação comum fornecida a todos os participantes nas operações do aeroporto.

Apesar do fato da solução ter sido implantada recentemente, resultados já foram observados e incluem o seguinte:

- Redução do tempo de espera na cabeceira da pista em 50%

- Melhoria da aderência ao slot do voo em 22%

- Atrasos na chegada comparados a atrasos na saída melhoraram em 24%

Michael Zaddach, vice-presidente Sênior de TI do Aeroporto de Munique,comentou: “Embora já estivéssemos utilizando uma solução interna para otimização do aeroporto, estávamos em busca de um parceiro que desenvolvesse um aplicativo de última geração que incluísse um modulo de remoção do gelo. A Amadeus foi a que melhor se classificou, devido à sua experiência na indústria global de viagens, aliada à sua plataforma tecnológica para aeroportos. O Amadeus Airport Sequence Manager contribui para avançarmos em nossos iniciativas A-CDM e para elevar a capacidade de nossas pistas de pouso e decolagem ao mais alto nível possível. Em última análise, estamos convencidos de que ele terá um papel na obtenção de nossa excelência operacional, levando o Aeroporto de Munique para o próximo nível”.  

“Vários aeroportos possuem, atualmente, grandes limitações em sua capacidade de transformar a sua eficiência de operações e não conseguem compartilhar informações com precisão entre todos os canais, em tempo hábil. Nós ouvimos oAeroporto de Munique, um dos mais inovadores do setor, para desenvolvermos uma solução totalmente adaptada a aeroportos que precisam alcançar a excelência operacional, independentemente de sua localização ou tamanho. A implantação do Airport Sequence Manager levou à conscientização compartilhada da situação entre todos os parceiros do aeroporto, levando à criação de um sistema mais integrado e mais inteligente para o aeroporto, com alguns bons resultados iniciais”, comentou John Jarrell, Líder de TI para Aeroportos, da Amadeus.