Encontro pela internet coloca em debate a importância da qualificação internacional, as boas práticas adotadas por países estrangeiros e as principais estratégias para desenvolver o turismo brasileiro
O Ministério do Turismo promoveu, hoje, dia 27 de fevereiro, às 11h, uma videoconferência online com estudantes que acabam de concluir um curso de qualificação internacional em Turismo e Hospitalidade em universidades da Espanha e do Reino Unido. O debate teve a presença do ministro do Turismo, Vinicius Lages, e do coordenador de jornalismo do Canal Futura, José Brito.
A estudante paranaense Mayra Prestes Lima, de 20 anos, e o estudante paulista Fabio Fornari, de 21 anos, foram dois dos selecionados pelo Projeto de Qualificação Internacional em Turismo e Hospitalidade do Ministério do Turismo, que concedeu bolsas a 112 brasileiros. Após quase 90 dias em outro país, retornaram este mês para o Brasil. Serão abordados temas como inovação, hotelaria, eventos, gastronomia e idiomas, além das boas práticas no turismo adotadas por países estrangeiros.
Fábio foi selecionado para a universidade de Edinburgh College, na Escócia, onde praticou o inglês e se aprimorou em marketing. “Fiquei encantado com a riqueza cultural do lugar e com a hospitalidade das pessoas”, disse. O estudante, que estagiava em uma agência de turismo de luxo em São Paulo, volta agora como funcionário contratado pela empresa. “Percebi que o aperfeiçoamento fez toda a diferença na minha vida profissional”, diz. Já Mayra, que estudou na Universidade de Alicante, na Espanha, conta que fez visitas técnicas a hotéis, conheceu destinos turísticos muito procurados, como Benidorm, e ficou satisfeita por participar da maior feira de turismo da Europa, a Fitur.
O projeto pioneiro de qualificação profissional aconteceu em Portugal, em 2013, com 50 estudantes brasileiros bolsistas, com aulas práticas e teóricas sobre diversos aspectos do turismo, além de curso de aperfeiçoamento em língua inglesa.