O 'viajante conectado’ se torna realidade, com 97% dos passageiros que utilizam pelo menos um dispositivo eletrônico pessoal durante os voos

 

O 'viajante conectado’ se torna realidade, com 97% dos passageiros que utilizam pelo menos um dispositivo eletrônico pessoal durante os voos. No entanto, as taxas globais de uso indicam que os passageiros têm demorado a adotar novos serviços móveis disponibilizados pela companhia aérea e aeroporto. Uma análise mais profunda, porém, mostra que alguns players da indústria estão contrariando essa tendência e alcançando altos níveis de uso. Isso é o que revela o The Future is Personal, recente relatório produzido pela SITA, líder mundial em TI para a indústria do transporte aéreo.

Os dados são baseados na pesquisa detalhada desenvolvida pela SITA com mais de 6.000 passageiros em 106 aeroportos em todo o mundo, que transportaram 2,35 bilhões de pessoas, no ano passado, bem como companhias aéreas que juntas operam mais da metade do fluxo de passageiros mundiais. O levantamento mostra que, ao longo dos últimos quatro anos, as companhias aéreas têm investido significativamente em serviços móveis, quando a adoção dos smartphones aumentou. Além disso, agora, a maioria permite que os passageiros comprem passagens, façam check-in e acessem informações do voo através de aplicativos para smartphones. Enquanto isso, metade dos aeroportos mundiais também fornecem dados de voo via aplicativos.

A adoção global ainda se mostra lenta e complexa. Metade dos passageiros está ansiosa para utilizar seus celulares para encontrar direções para se movimentar dentro do aeroporto, acessar a aeronave ou lounges, fornecer identificação nos postos de controle ou fazer pagamentos. Entretanto, a realidade é que, apesar de as companhias aéreas oferecerem check-in e cartões de embarque móveis, entre outros serviços de autoatendimento, 24% dos passageiros ainda não utilizam aplicativos de viagem ao longo da sua experiência aérea.

Nigel Pickford, diretor de inteligência de mercado da SITA, afirma: "À primeira vista, as companhias aéreas e aeroportos podem ser desencorajados pelo fato de a conexão da internet ser mais lenta do que o esperado, no entanto, isso esconde o enorme sucesso que algumas companhias aéreas e aeroportos estão experimentando. Nossa análise mostrou o sucesso que vem de fora, seja por parte dos aeroportos ou companhias aéreas, que estão se concentrando em fornecer um serviço excelente, como os passageiros desejam. Eles estão aproveitando as novas tecnologias para proporcionar serviços personalizados no momento certo da viagem".

O relatório da SITA detalha o desejo dos passageiros em experimentar serviços personalizados durante toda a viagem e explica como, hoje, a personalização é esperada tanto em terra quanto em voo. Essa era do engajamento contínuo significa que os passageiros também esperam ser informados durante os períodos de interrupção, bem como ser capaz de gerenciar as mudanças da sua jornada.

The Future is Personal une a pesquisa global da SITA com comentários e casos de sucesso de aeroportos e companhias aéreas que se concentraram, principalmente, no uso de serviços de telefonia móvel a fim de melhorar a experiência do passageiro. Entre os casos bem-sucedidos estão Alaska Airlines, easyJet, Emirates, JetBlue, Philippine Airlines, Qantas, SWISS, Cork Airport, Dubai Airports, Frankfurt Airport, Miami Airport e Toronto Pearson International.