A plataforma para desenvolvedores Sabre Dev Studio oferece a tecnologia necessária para criação de aplicativos inovadores que possibilitam a busca inteligente de viagens
A maneira pela qual a pesquisa de viagens é realizada está mudando. Hoje, o Sabre lança no Brasil um conjunto de APIs que vão transformar a experiência e inspirar os viajantes desde o início de sua busca.
Estas novas APIs estão disponíveis aos desenvolvedores através do Sabre Dev Studio (https://developer.sabre.com/), a primeira plataforma aberta de desenvolvimento da indústria. Esta tecnologia pode ser aplicada em agências de viagens, agências online, meta buscadores, varejo, mídias sociais e startups; que poderão desenvolver funcionalidades para busca inteligente de produtos e serviços turísticos, atendendo preferências dos viajantes e o crescente uso de canais mobile e websites.
As novas APIs ampliam oportunidades de negócios, uma vez que oferecem respostas de buscas orientadas por perguntas como: "Quais praias posso visitar no Caribe com 700 dólares?". Ou: "Quero ir para Miami passar um final de semana em dezembro, quais as melhores datas e tarifas?". Se o viajante já tem data de partida definida, pode ainda perguntar: "Preciso voar para Nova York na próxima semana, qual a melhor opção de tarifa saindo do aeroporto de Guarulhos?", ou: "Quero viajar para o Rio na semana do Reveillon, é um bom período, ou as tarifas estão acima da média de outros períodos?". Uma vez que o viajante fez uma consulta, múltiplas alternativas de viagem serão listadas em um instante.
Estes novos métodos de busca atendem a mudanças e novas necessidades nos hábitos de consumo. O rápido e constante crescimento de reservas nos canais on-line e mobile é uma realidade global, e estudos de marketing apontam que os consumidores visitam, em média, até 10 websites antes de decidir seu plano de viagem. Esta nova tecnologia oferece oportunidades sem precedentes para empresas focadas em aperfeiçoar a utilização de seus sistemas, tornando-os mais amigáveis, personalizados e simples; o que resultará em melhores níveis de serviço, maior volume de conversões e fidelização de seus clientes.
"Atualmente a maioria dos viajantes inicia sua busca inserindo a origem, destino e datas; e esperam alguns segundos até receber as opções", comentou Luiz Ambar, vice-presidente do Sabre no Brasil e sul da América Latina. "O viajante quer ser inspirado em sua busca, ao mesmo tempo que deseja um processo simples e amigável, é o seu momento de sonhar. Nossas APIs apresentarão resultados em milésimos de segundos e a compra de viagens será muito enriquecida. Hoje estamos disponibilizando essa tecnologia no Brasil para que as empresas, desenvolvedores e viajantes sejam atores na reinvenção das viagens e do turismo".
As APIs do Sabre se comunicam com o "big data" e com dados de reservas armazenados no mercado digital do Sabre. Estes dados incluem bilhões de opções de voos e tarifas. Além disso, capturam, de maneira recorrente, dados para cotação de viagens, atualizados em tempo real e disponibilizados em cada reserva. As novas REST APIs utilizam estes dados ao fornecer resultados de busca inteligentes, em um piscar de olhos.
Alguns exemplos de REST APIs e serviços que estão sendo disponibilizados hoje:
Serviços para consulta de viagens (Shopping Services): APIs para o processo de pesquisa, "compra inspirada", baseada em perguntas e preferências, para criação de aplicativos que buscam opções a partir de centenas de aeroportos, de acordo com combinações de datas de partida possíveis, orçamento e motivo da viagem. Possibilita aos usuários uma busca rápida com base em perguntas simples: "Quero férias na praia em janeiro, para onde posso ir?". E para os viajantes que já tem datas e destino definidos, uma API de consultas que disponibiliza até 300 resultados com base nestes atributos baseados na origem, destino e datas.
Serviços inteligentes (intelligence services): APIs que fornecem recomendações e sugestões ao viajante, aumentando conversões. Essas APIs respondem a perguntas como "é um bom momento para viajar para este destino?", ou "esta tarifa é realmente uma boa opção em relação a outras cotações?".
Serviços de informação (informational services): um conjunto de recomendações e histórico de compras, disponíveis para os agentes tornarem sua campanhas e ações de marketing mais eficientes. Como exemplo, podem fornecer opções de viagem com base em uma visita anterior do viajante ao website, em que não tenha realizado a reserva ou compra do produto ou serviço.
A plataforma Sabre Dev Studio disponibiliza mais de 150 APIs, que permitem criar aplicações inovadoras para busca e reservas. Os desenvolvedores de TI podem consultar a documentação, acessar ambientes de teste (Sandbox), protótipos e código fonte no https://developer.sabre.com/