Os passageiros do Aeroporto Internacional Chhatrapati Shivaji, em Mumbai, demonstram um forte interesse na compra e acesso a serviços de viagem através dos seus celulares
De acordo com a última pesquisa de passageiros da SITA - líder mundial em comunicação e soluções de TI para o transporte aéreo -, os passageiros do Aeroporto Internacional Chhatrapati Shivaji, em Mumbai, demonstram um forte interesse na compra e acesso a serviços de viagem através dos seus celulares. No entanto, os serviços móveis de viagens de primeira geração ainda não são atraentes o suficiente para o uso regular dos passageiros, segundo a SITA/Air Transport World Passenger IT Trends Survey.
A adoção do smartphone em Mumbai está entre os mais baixos de todos os aeroportos pesquisados, com 62%, em comparação com a média global de 76%. Entretanto, o desejo de usar os serviços móveis de viagens é consideravelmente maior em Mumbai do que em outras regiões pesquisadas. Por exemplo, 76% dos passageiros de Mumbai afirmaram que gostariam de acessar as informações de status de bagagem em seus celulares, em relação à média global de 52%. Além disso, 65% dos passageiros querem fazer alterações em suas reservas através do celular e 54% comprariam bilhetes através de dispositivos móveis, em comparação com a média global de 47% e 37%, respectivamente.
Esse interesse parece contradizer o uso atual dos serviços móveis pelos passageiros de Mumbai. Apenas 4% dos passageiros de Mumbai fazem o check-in móvel regularmente, o menor de todos os aeroportos pesquisados - em comparação com uma média global de 8%. E 9% dos passageiros utilizam cartões de embarque móveis regularmente, em comparação com os índices de uso acima de 10% nos aeroportos de Atlanta e Frankfurt.
Maneesh Jaikrishna, vice presidente da SITA, na Índia e subcontinente, diz: “Na Índia, há uma oportunidade de promover as soluções de autosserviço, inclusive através dos celulares. Embora os passageiros ainda não tenham adotado o autosserviço tão rápido quanto os outros aeroportos do mundo, isso está mudando constantemente. Durante os próximos dez anos, o número de passageiros na Índia deve triplicar para 450 milhões. Para ajudar a gerenciar este crescimento, o autosserviço, incluindo os serviços de telefonia móvel, se tornará cada vez mais importante.”
Jaikrishna acrescenta: “Nossa pesquisa aponta que as companhias aéreas têm uma grande oportunidade de obter uma vantagem competitiva e ganhar a fidelidade dos passageiros por fornecer serviços superiores, tais como os serviços de bordo. Os passageiros podem usar seus celulares para tudo, desde o acesso a informações para o check-in e embarque à compra de ingressos e outros serviços de viagens.”
Quando perguntados por que não usam serviços de telefonia móvel, 76% dos passageiros de Mumbai citaram as preocupações com usabilidade. E 22% dos passageiros afirmaram ter medo de que os serviços de telefonia móvel não funcionem no momento em que eles mais precisem dos serviços. No entanto, 28% não vê qualquer vantagem em usar os aplicativos móveis atuais, em comparação a outras opções, como SMS e sites, 27% disseram considerar os aplicativos muito complicados.
Estes resultados são da 8ª SITA/ATW Passenger Self-Service Survey, realizada com uma amostra de 2.489 pessoas entre os 299 milhões de passageiros que passam pelos eixos dos seis principais aeroportos mundiais: Aeroporto Internacional de Abu Dhabi; Internacional da Capital Pequim; Internacional de Frankfurt; Hartsfield-Jackson, Atlanta; Internacional de Chhatrapati Shivaji, Mumbai; e Internacional de Guarulhos, São Paulo.
A pesquisa contou com a participação de passageiros originários de mais de 70 países, com passageiros que viajavam a negócios, lazer e frequentadores ocasionais e assíduos.
Mais informações sobre essa e outras pesquisas da SITA, acesse: www.sita.aero/surveys-reports.