Desenvolvida pela Next IT, a aplicação da ferramentaé inédita no setor aéreo brasileiro
   
A partir de hoje, os clientes da TAM contarão com uma nova ferramenta de atendimento. Julia é o nome da atendente virtual que estará disponível no site www.tam.com.br para auxiliar os passageiros a esclarecerem suas dúvidas.

A principal função dela nesta fase inicial é ajudar o cliente a encontrar informações armazenadas no site da companhia. Contudo, o potencial da ferramenta é muito maior. A atendente virtual vai adquirindo conhecimento a cada nova pergunta. Isto porque utiliza um sistema de inteligência artificial, desenvolvido pela Next IT, já utilizado por companhias aéreas como Alaska Airlines e United Airlines, além de Aetna, Amtrak, Gonzaga University e Exército Americano.

Segundo Rodrigo Trevizan, diretor de Vendas Diretas da TAM, grande parte dos clientes que acionam a central de atendimento pelo telefone já acessaram o site da empresa. Contudo, preferem interagir com um atendente para esclarecer dúvidas não solucionadas na internet. “A Julia vai atender essa demanda inicial. A perspectiva é que o índice de satisfação aumente com a localização da informação em segundos, além de liberar a equipe da central de atendimento telefônico para atuar em demandas mais complexas”, detalha Trevizan.

As dúvidas não solucionadas imediatamente serão tratadas por uma equipe de suporte da empresa e as respostas imputadas na rede neural virtual da atendente. Da próxima vez que as mesmas questões forem feitas por outros clientes, a atendente virtual já saberá a resposta. É um processo de aprendizagem, mas a capacidade de processamento é muito maior do que a de um humano. Neste momento, com todo o conteúdo que já foi armazenado, ela pode responder questões genéricas e direcionar para áreas do site. “Esta iniciativa é parte de um objetivo maior que é nosso foco no cliente e em prover para ele informações precisas durante todos os novos processos”, avalia Trevizan.
 
A experiência de outras companhias aéreas no mundo demonstra que o conteúdo armazenado, com base nas questões formuladas para a atendente virtual, faz com que a empresa conheça cada vez mais as necessidades do cliente. Desta forma, a ferramenta acaba se transformando em um repositório de business intelligence, que contribui para melhorar atendimento, mudar processos e até mesmo orientar a criação de novos produtos.