O sucesso dos K-Dramas, como "Rainha da Lágrimas", faz crescer a busca por viagens para a Ásia, sobretudo para Seul
A Chalinga, OTA (Online Travel Agency), 100% nacional e com serviço de alta qualidade, registrou aumento de 150% na busca por passagens para a Coreia do Sul em sua plataforma em 2024. O destino mais escolhido pelos viajantes é a capital do país, Seul, conhecida por ter cinco Patrimônios Mundiais da Unesco, que está conquistando os corações dos apaixonados pelos dramas coreanos, também chamados de “doramas”, que fazem o maior sucesso nas plataformas de streaming, junto com as OTS, trilhas sonoras originais das séries.
Os doramas, caracterizados por suas histórias e protagonistas envolventes, dando destaque a cenários deslumbrantes, têm ganhado cada vez mais fãs (os chamados dorameiros) ao redor do mundo. E o Brasil entrou na onda coreana e está em terceiro lugar no ranking de maior consumidor dessas produções, segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Ministério da Cultura, Esportes e Turismo da Coreia do Sul. E como quem assiste fica instigado a conhecer de perto os belos cenários das tramas, viajar para o outro lado do globo tem se tornado uma possibilidade, para conhecer de perto a cultura, a gastronomia e as atrações turísticas coreanas.
A Chalinga vem monitorando o aumento da procura por destinos asiáticos desde 2023 e só neste primeiro semestre de 2024 já contabilizou elevação de 249% para Tóquio e 169% para Bangkok.
E basta um dorama entrar no top 10 brasileiro dos streamings, que as buscas pela Coreia do Sul vão às alturas. Um caso recente refere-se à produção “Rainha das Lágrimas”, que entrou em cartaz no dia 23 de março, no Brasil, virou uma febre e segue no top 10 na Netflix.
Os viajantes pesquisam os locais onde as séries favoritas foram filmadas, explorando não apenas os pontos turísticos, mas também cafés, parques e ruas que servem para registar momentos especiais. “Estamos observando um verdadeiro boom no interesse por viagens a Seul, especialmente entre os adultos que são grandes consumidores, um novo perfil de turista, conectado e interessado na cultura coreana”, explica Fernando Tanaka, CEO da Chaling. “A beleza das paisagens urbanas e a mistura da tradição e cultura coreana mostrada nas séries despertam um desejo crescente de viver essa experiência de perto”, completa.
Para entrar no mundo da imaginação e ter um gostinho de como seria viver um dorama, os turistas visitam locais como o parque Lotte World, para se sentirem em Business Proposal, e passeiam pelo famoso Rio Han, queridinho de todos os dramas coreanos. Os bairros que tiveram cenas famosas, como na série “Itaewon Class”, em Itaewon, com a sua energia cosmopolita, e o Palácio Gyeongbokgung, para vivenciar os dramas históricos e clássicos do mundo dorameiro, completam os roteiros.
“A popularidade dos “doramas" está transformando como as pessoas escolhem seus destinos de viagem. Além da Coreia do Sul, observamos um aumento de quase 190% nas buscas por viagens para Ásia, no primeiro semestre de 2024. Bali, na Indonésia, Bangkok, na Tailândia, e Tóquio, no Japão também estão em alta”, afirma Tanaka.
Além de passagens aéreas, a Chalinga lançou seu novo produto hotéis e oferece 10% de desconto em hotéis com parcelamento em até 10 vezes sem juros em reservas feitas até 15 de julho. Os clientes que utilizarem o cupom 10OFF em compras de diárias diretas no site da Chalinga, ganham 10% off. A promoção é válida somente para reservas em hotéis, o novo produto da plataforma.
Sobre a Chalinga
A Chalinga é uma agência online de viagens (OTA - Online Travel Agency) 100% brasileira, fornecendo as melhores soluções online para compras de passagens aéreas e hospedagens no Brasil e no exterior, com o uso de tecnologia de ponta para proporcionar uma experiência satisfatória e segura para o cliente.
Fundada em 2019, a empresa faz parte do fundo de Venture Capital Sueco WebRock Ventures, com sedes em Estocolmo e São Paulo, e que visa o desenvolvimento sustentável e socialmente responsável dos mais diversos negócios no Brasil, como a Finanzero, Qred, Olik, Lara e Score, que, ao lado da Chalinga, são exemplos de empresas de tecnologia que compõem o portfólio no país.
A plataforma investe em soluções de atendimento, como a central por telefone e via WhatsApp através do número (11) 5039-1356, com atendimento humanizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h. A comunicação também pode ser feita pelo site ou pelo e-mail