Condução do curso esteve a cargo dos especialistas Lúcio Oliveira e Gisela Maranhão, ambos detentores de notório reconhecimento dentro e fora do trade turístico
A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas protagonizou, na semana passada, a oferta de mais um curso de impacto relevante para representantes das TMCs associadas e de empresas parceiras do mercado. Ação faz parte dos pilares sustentados no Planejamento Estratégico da entidade e, desta feita, tratou do tema ‘Comunicação Eficiente’. O projeto IHC – Inovação, Habilidade e Competência tem como parceira a 4C Solutions.
Condução do curso esteve a cargo dos especialistas Lúcio Oliveira e Gisela Maranhão, ambos detentores de notório reconhecimento dentro e fora do trade turístico. Tratou-se da primeira turma do programa. O conteúdo incluiu conceito de comunicação; a importância da comunicação empresarial; tipologia; sabotadores da comunicação e os seis passos para o sucesso da comunicação empresarial.
Lúcio Oliveira lembrou que, muitas vezes, falta clareza aos dirigentes sobre a importância crucial da comunicação no sucesso das organizações. “Parafraseando Jeffrey D. Ford, pesquisa da Harvard Business School indica que 70% de toda mudança organizacional falha no atingimento dos seus objetivos por causa de algum problema na comunicação”, ressalta o especialista.
Gisela Maranhão destacou o peso da falta de habilidade do líder em lidar com a comunicação. “Pesquisa da IABC (international Association of Business Communication) aponta que incluir e desenvolver as lideranças no processo de comunicação é um dos principais desafios. E que os colaboradores reconhecem a comunicação nas empresas na seguinte escala: 55% oriunda da liderança; 30% dos processos e políticas; e 15% dos veículos e canais formais internos de comunicação”.
Daiana Moreira, coordenadora de Comitês da Abracorp, manifestou a satisfação pelo sucesso do IHC e destacou o feedback fornecido pelos participantes. “Os temas dos cursos programados são fruto de pesquisas realizadas com os gestores de RH das agências Abracorp, com o objetivo de identificar prioridades sob a ótica dos colaboradores das TMCs associadas, explica Daiana”. Acrescenta que os cursos do IHC Abracorp estão abertos para inscrições de profissionais do mercado. Ou seja: não são exclusivos para as TMCs associadas.
Na avaliação de Marcos Castelani, gerente administrativo da Tristar, “o conteúdo do curso foi muito útil e cabe enaltecer a forma rápida, prática e de fácil assimilação proporcionada pelos condutores”. Tadeu Cunha, da Copastur, considerou que “de forma rápida, direta e didática, o treinamento da 4C Solutions demonstrou os princípios básicos para o sucesso em uma comunicação eficiente".
Israel Trovão, gerente regional de Vendas da Hertz, registrou que “esse curso foi muito positivo. Gostei de como o conteúdo foi abordado e discutido entre os participantes”. Já Rafaela Ferreira, da Costa Brava, observou que “o curso de comunicação foi uma experiência formidável. Além de aperfeiçoar o modo com o qual nos comunicamos, aprendemos como ser mais efetivos e consistentes. Superou todas as expectativas”.
A próxima turma será no dia 27/11, quando serão abordados os temas Competências, Habilidades e Métodos para o Vendedor 4.0; Habilidades para fechar mais negócios; Conversão em vendas; Melhor poder de negociação; O que você precisa saber sobre o cliente; O que o cliente precisa saber sobre você; e Planejamento comercial para 2020.