Depois de definir destino, idioma e empresa responsável pelo intercâmbio, é hora de contratar a empresa de assistência viagem
O ano novo chegou e você já está planejando a viagem de intercâmbio. Destino e idioma escolhidos, agora é hora de definir o tempo que se dedicará aos estudos, procurar uma empresa de intercâmbio e contratar um item indispensável para a viagem dos sonhos de todo estudante: a assistência viagem. A melhor forma de prevenir e diminuir os transtornos durante a viagem é contratar um produto adequado para o período e às exigências dos tratados vigentes de cada país, como o Tratado de Schengen, praticado na União Europeia – que exige um mínimo de 30 mil euros para a cobertura de assistência médica. A seguir, a ASSIST CARD dá quatro dicas para contratar o produto ideal para sua viagem:
1) Saiba as exigência do país de destino
No Canadá, por exemplo, o sistema de saúde público é voltado somente para os cidadãos do país e, por isso, é recomendado adquirir o serviço – mesmo considerando que não é uma exigência. Já na Irlanda, no momento de retirada do visto, é necessário apresentar o seguro governamental – obrigatório e oferecido pela agência de viagem ou na escola onde o intercambista vai estudar.
Cada país tem suas peculiaridades no que se refere a este assunto, mas é sempre importante se resguardar diante de um problema. “Mesmo contratando o seguro governamental, no caso de quem vai para a Irlanda, por exemplo, sugerimos a contratação de uma assistência, afinal, coisas desagradáveis podem acontecer e com o apoio de uma empresa especializada o viajante tem assistência 24 horas, 365 dias por ano”, explica Volnei Batista Veronese, gerente de Produtos, Marketing e Novos Negócios da ASSIST CARD.
2) Contrate antes de viajar
Para não perder nenhum benefício é importante contratar antes de viajar. As empresas de intercâmbio costumam oferecer o produto. Entretanto, é muito importante se programar com antecedência para adquirir o serviço. Com o cartão de assistência em mãos sua viagem será ainda mais tranquila desde o início e sem contratempos.
“A assistência viagem é a melhor forma de prevenir e diminuir os transtornos que podem acontecer com qualquer um como, por exemplo, o extravio de bagagens ou algum acidente ou problema de saúde. Por isso é tão importante contratar”, explica Veronese.
3) Pesquise o produto mais adequado
De uma forma geral, e considerando que cada pessoa tem suas necessidades e perfil, o viajante precisa sempre buscar atender às exigências requeridas pelo país de destino, sendo a cobertura de assistência médica a mais importante.
“Levamos em conta informações como os custos de alguns procedimentos médicos no país de destino, como o valor de um pronto-atendimento, de uma diária no hospital ou de uma intervenção cirúrgica simples. Com essas informações em mãos conseguimos indicar o produto mais adequado para cada viajante”, diz Veronese.
4) Seguro e assistência
Os seguros podem ser vendidos de forma avulsa ou podem ser incluídos em um pacote que mescla seguros e assistências de viagem. A maior parte dos planos inclui os dois tipos de produtos e a maior diferença entre eles costuma se dar em relação à cobertura para procedimentos médicos. “Quando se contrata Assistência Viagem, o viajante conta com uma Rede Credenciada; já quando se contrata Seguro Viagem, o passageiro terá que arcar com as consultas no exterior e solicitar reembolso posteriormente”, explica o executivo da ASSIST CARD. Por isso é importante verificar se o produto é adequado ao tipo de viagem.