Por: Bruno Lucca
Na madrugada desta terça (14), o Parque Nacional do Itatiaia (no interior do estado do Rio de Janeiro) registrou -11,4°C, a temperatura mais baixa do Brasil neste ano.
Após a marcação, por volta das 2h, a estação meteorológica que registrou o recorde de frio, às margens do rio Campo Belo, parou. Sua antena foi afetada pela baixa temperatura.
Em nota, o parque afirma que o registro poderia ter sido de frio ainda mais intenso caso a antena não tivesse seu funcionamento interrompido.
"Acreditamos que, por volta das 5h, a temperatura tenha ficado próxima de -13°C. Mas a marcação oficial de hoje, mínima, ficou de -11.4°C".
O frio intenso não é exclusividade do parque na Serra da Mantiqueira. Desde a última sexta-feira (10), uma frente fria que passou pelo Sul derrubou as temperaturas no Sudeste e Centro-Oeste do país.
Na cidade de São Paulo, a temperatura chegou a 0°C na manhã de ontem (13). Nesta terça-feira (14), termômetros registram média de 10°C e máxima não deve superar 17°C.
Os próximos dias seguem com sol e temperaturas em gradativa elevação. As madrugadas, porém, continuam geladas na Grande São Paulo.
Na quarta-feira (15), apesar do sol favorecer a elevação das temperaturas, sensação de frio vai persistir, com mínimas em torno de 10°C durante a madrugada e máximas abaixo de 19°C no período da tarde.