500 exemplares serão distribuídos para aprimorar o atendimento a pessoas com deficiência nos hotéis de trânsito da instituição
 

Por Victor Maciel (Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo)

O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do Ministério do Turismo, William França, entregou nesta sexta-feira (19.03) 500 exemplares do “Guia para Bem Atender o Turista com Deficiência” ao Exército Brasileiro (EB). A medida tem o objetivo de orientar toda a equipe que atua nos hotéis de trânsito e áreas de lazer da instituição no atendimento aos turistas com deficiência e vem ao encontro do pedido do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, na priorização da acessibilidade no setor. Ao todo, são 160 unidades hoteleiras espalhadas pelo país, que chegaram a receber cerca de 110 mil pessoas em 2020, de acordo com o Exército.

Para França, o interesse desta parceria faz com que outros programas e ações da Pasta sejam também desenvolvidos pelo Exército em suas unidades. “É muito bom o Exército Brasileiro ter tido acesso a essas cartilhas e fazer uso dela na rede de hotéis de trânsito que eles têm. Esse gesto simbólico fez com que a gente se aproximasse dessa unidade e é o início de uma conversa muito profícua que teremos com eles na área de qualificação e melhor atendimento para o turista com deficiência e do turista de modo geral”, declarou.

O coronel do Exército Cláudio Gadelha Fernandes agradeceu a parceira com o ministério e destacou a importância dessas cartilhas para a formação dos trabalhadores da instituição. “A pessoa com deficiência nos últimos anos está incluída em nossa sociedade, como tem que ser. Ela tem que ser vista como um de nós. Isso é muito importante, pois nós iremos conscientizar os meios de hospedagens do Exército na forma correta de receber uma pessoa que precise de atenção especial”, finalizou.

Além da entrega das cartilhas, a reunião foi pautada por temas como a possibilidade da qualificação dos funcionários dos hotéis de trânsito, a inscrição dessas unidades no sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo (Cadastur) e na adoção dos protocolos de biossegurança do selo “Turismo Responsável, Limpo e Seguro”, do MTur.

A diretora de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Turismo do Ministério do Turismo, Nicole Facuri, destacou as possibilidades de divulgação dos programas da Pasta a partir dessa parceria. “Eu enxergo potencial para novas parcerias como, por exemplo, na qualificação dos meios de hospedagens e na possibilidade de aproveitarmos a capilaridade que o Exército tem para divulgarmos programas de extrema importância como o combate à exploração sexual na infância e na adolescência”, destacou. “Além disso, o Exército possui uma presença muito forte nas regiões Norte e Nordeste. Acho que seria um viés que poderíamos desenvolver também”, concluiu.

CARTILHA – Fruto de uma parceria do Ministério do Turismo com o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o documento traz os conceitos e dicas de como atender bem pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, a fim de facilitar a relação com esse importante público consumidor. “São dicas de como receber um turista com deficiência, mas elas podem ser amplamente utilizadas por outros setores, outras atividades. Então, não só nessa cartilha como nos outros materiais de turismo acessível e de outros segmentos prioritários que nós desenvolvemos aqui no MTur, eles podem sim servir para o atendimento ao público em geral”, ressaltou a coordenadora-geral de Turismo Responsável do Ministério do Turismo, Rafaela Lehmann.