Monitoramento de destinos do RJ, com foco na retomada, foi destaque do encontro 

O Conselho Estadual de Turismo do Rio de Janeiro reuniu-se, na manhã desta sexta-feira (24), em uma videoconferência realizada por meio da plataforma Zoom, para discutir os principais avanços obtidos pela Secretaria de Turismo (Setur-RJ), com foco na retomada das atividades. Representantes do setor estiveram presentes no encontro, que foi mediado pela secretária estadual de Turismo e presidente do Conselho, Adriana Homem de Carvalho.

A secretária abriu a reunião com um balanço do primeiro mês de criação do selo Turismo Consciente, que bateu a marca dos 2,7 mil cadastrados. Segundo Adriana, mais de 2,1 mil empreendimentos turísticos já estão disponíveis no site da ação, que também lançou uma novidade: o serviço de monitoramento das cidades do RJ, com informes do que “abre” ou “fecha”, além das barreiras sanitárias, nas 12 regiões turísticas, que compõem o Estado. 

– Notamos que muita gente tem decidido viajar em cima da hora. Essa dinâmica de abre e fecha, que é necessária por causa da pandemia, gera uma grande sensação de insegurança. A ideia desse novo serviço é fornecer uma fonte confiável de consulta para o turista. Tendo mais informações, ele consegue se planejar melhor e até mesmo programar estadias mais longas no destino — explicou Adriana. 

Na pauta, além do balanço e monitoramento da ação Turismo Consciente, outros assuntos também tiveram em destaque como, por exemplo, a apresentação da campanha, que irá divulgar a retomada das atividades; o novo portal TurismoRJ (em fase de desenvolvimento) e as informações sobre o auxílio emergencial da AgeRio, voltado para profissionais do setor. 

O presidente da TurisRio, Phillipe Campelo, mostrou o passo a passo da campanha publicitária, que está sendo desenvolvida para estimular os viajantes a retomarem as viagens de forma segura. As peças apresentadas estimulam, de maneira inusitada, o uso de equipamentos de proteção individual, evitar as aglomerações, a lavagem correta das mãos e o distanciamento social.

– A campanha será divulgada nos principais meios de comunicação e nas redes sociais entre os meses de agosto e setembro. A princípio, o raio de alcance estará focado nas cidades que distam até 500 kms da Capital. A população pode e deve voltar a viajar desde que seja de forma consciente – ressaltou Campelo usando um dos slogans da campanha. 

O encontro também contou com as despedidas de dois líderes da Setur-RJ: o ex-secretário de Turismo do RJ, Otavio Leite, e o ex-presidente da TurisRio, Thomas Weber, que deixaram a pasta, recentemente, para se dedicar a projetos pessoais. Representantes de diversas instituições do Trade, lideranças das principais regiões turísticas, além de agentes das Instâncias de Governança Regional (IGR’s) também tiveram a oportunidade de criticar, opinar e sugerir assuntos pertinentes aos temas debatidos.

 

– A reunião do Conselho Estadual de Turismo foi importantíssima para avançarmos nas ações e melhorias relacionadas a esse período de retomada. Estamos motivados para continuar conquistando mais espaços e estabelecer novas iniciativas com foco na melhoria de políticas públicas para a volta consciente do Turismo – finalizou a secretária Adriana.