Cartela de projetos apresentados no maior evento imobiliário do mundo tem US$ 2,3 bilhões em alternativas para os empreendedores interessados no Brasil
Representantes do governo brasileiro iniciaram nesta quinta-feira (15) as negociações com empresários internacionais interessados em investir no Brasil. Coordenados pelo Ministério do Turismo, representantes de diversos estados brasileiros apresentaram, durante o principal evento mundial do setor imobiliário, o Mipim, em Cannes, na França, uma cartela de US$ 2,3 bilhões em projetos em desenvolvimento no Brasil. Na lista estão hotéis, parques temáticos, marinas e centro de convenções.
Como resultado de edições anteriores do MIPIM, o Brasil conseguiu captar o primeiro empreendimento da rede hoteleira internacional Six Senses na América do Sul. O projeto de US$ 1,5 bilhão será construído no Rio Grande do Norte, a 90 quilômetros da capital, Natal, em uma área de 2,5 mil hectares. “Com certeza teremos outros investimentos no Brasil. Temos analisado algumas opções no Rio e Janeiro e em São Paulo. O Brasil tem uma série de áreas que se encaixam no nosso perfil de investimento. É nossa prioridade para os próximos sete anos”, afirmou o presidente da Six Senses, Wolf Hengst.
“Este é o melhor momento para se investir no Brasil. Após uma longa crise, o país registra desde o segundo semestre do último ano sinais claros e incontestes de recuperação”, afirmou o secretário nacional de Estruturação do Turismo, José Antônio Parente. Ele ressaltou que o Brasil é a sétima maior economia do mundo, tem um mercado consumidor de turismo com mais de 60 milhões de pessoas e dispõe de linhas de crédito para boas iniciativas.
“O Brasil despertou para as suas potencialidades e promoveu reformas estruturantes capazes de desatar nós que travavam o desenvolvimento do país há décadas”, completou o secretário. As reformas promovidas pelo governo e o pacote de medidas voltadas para melhorar o ambiente de negócios do turismo no Brasil também foram abordados. Os representantes do governo brasileiro enfatizaram a redução da inflação e crescimento do PIB para estimular os investidores a apostarem no país.
Especificamente no turismo, destaque para a implantação do visto eletrônico para o Japão, Austrália, Canadá e Estados Unidos, dentro do Brasil + Turismo, que tem a meta de inserir 40 milhões de brasileiros no mercado de viagens e promover um salto na chegada internacional dos atuais 6,6 milhões para 12 milhões de turistas estrangeiros até 2022.
Após as apresentações, os representantes do governo brasileiro responderam às perguntas da imprensa e dos investidores presente no local. Principal evento mundial do setor imobiliário no mundo, o Mipim ocorre todos os anos, em março, em Cannes, na França. Além dos representantes do Ministério do Turismo, participaram do evento o Embaixador do Brasil na França, Paulo Oliveira Campos, e representantes dos estados do Ceará, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Macapá, Manaus e Canela.