Fluxo de russos no Brasil aumentou 27% em 2017
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) promoveu famtour para promoção internacional do Brasil para o mercado russo. O destino escolhido foi o Rio de Janeiro, que recebeu, entre os dias 7 e 10 de dezembro, sete clientes corporativos de empresas da Rússia que tem projetos no País. O objetivo da ação, voltada para os segmentos MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) e Turismo Cultural, foi promover os produtos turísticos da cidade para tomadores de decisão no que diz respeito às viagens corporativas de suas empresas.
O coordenador-geral de Segmentos Turísticos da Embratur, Alexandre Nakagawa, destaca que por se tratar das maiores empresas russas dos setores de energia, automóvel, tecnologias e química, a ação foi uma oportunidade de apresentar o potencial do destino nestes segmentos. Os participantes da ação destacaram o aspecto cultural da viagem, a riqueza gastronômica e as paisagens da capital fluminense, além de analisar a possiblidade de incrementar os negócios, aumentando o fluxo de turistas russos para o Brasil.
A ação trouxe representantes de seis empresas russas: Alrosa, Avtovaz, Eurochem, NeftegasService, Rede de Televisão e Rádio Difusão da Rússia e a agência de viagens corporativas City Booking and Travel Center. O famtour foi coordenado pelo escritório de turismo da autarquia na Rússia (EBT) e contou com a parceria da empresa aérea Air France. A companhia é uma das mais utilizadas para viagens da Rússia para os destinos brasileiros por possuir boas conexões em Paris.
MERCADO RUSSO
Este ano, os turistas russos têm realizado mais viagens internacionais. Segundo os dados doWorld Tourism Barometer, o fluxo emissivo da Rússia apresentou crescimento de 27% nos primeiros 10 meses de 2017, após anos de retração. Cerca de 25 mil russos visitam o Brasil anualmente. Destes, 57,9% vieram pela primeira vez ao país em 2016.
De acordo com estudo de Demanda Turística Internacional, os russos que viajam a lazer destinam-se principalmente para o Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu, além de São Paulo e Brasília. No segmento de Negócios e Eventos, a maioria procura o Rio de Janeiro, São Paulo, Santos, Manaus e Salvador.