Boneco confeccionado pelo Grupo Giramundo será uma das atrações
Continuam as homenagens à Iemanjá. No próximo domingo (5) será a vez de Minas Gerais. Em uma demonstração de fé e resistência da cultura afro-brasileira, o 4º Presente Ecológico do Afoxé Bandarerê, que tem apoio da Belotur, vai saudar a Rainha dos Mares, em cortejo na Lagoa da Pampulha, em frente ao monumento da divindade.
A manifestação reverencia a pluralidade cultural, a festividade dos rituais de Candomblé e de Umbanda e o resgate das raízes dos terreiros. Além da tradicional celebração dos sacerdotes e do cortejo do Afoxé Bandarerê, haverá apresentações dos blocos Baianas Ozadas e Angola Janga.
Ao cair do sol, as oferendas ao Orixá feminino serão colocadas nas águas da lagoa Pampulha, por meio de um balaio produzido com arranjos de flores e papel reciclável, que não impactam o meio ambiente. Representada sob a forma de uma sereia, Iemanjá, conhecida também como Dona Janaína e unificada com a Iara, a sereia do Amazonas, tem sincretismo religioso com as Santas Católicas Nossa senhora dos Navegantes, Nossa senhora da Glória e Nossa Senhora da Conceição. Ela é a mais celebrada dos orixás e também a santa mais popular do Brasil.
Em homenagem ao Afoxé Bandarerê, um boneco do Grupo Giramundo, inspirado em Oxossi, vai desfilar durante o cortejo. O orixá é símbolo do bloco no Carnaval 2017. “Fiquei encantada com a energia e a força dos ensaios do Afoxé Bandarerê. A partir daí nasceu a ideia de confeccionar um boneco de vara representando o orixá masculino, símbolo da caça, da fartura e do trabalho”, afirma Beatriz Apocalypse, uma das diretoras do grupo.
SERVIÇO:
4º Presente para Iemanjá
Domingo, 5/2, a partir das 17h
Orla Lagoa da Pampulha (Avenida Otacílio Negrão de Lima, em frente ao monumento de Iemanjá)