Relatório da entidade foi divulgado na semana passada, em São Paulo
O terceiro trimestre do ano apresentou uma retração de 11,9% no volume total das vendas dos associados da Abracorp. Os dados constam dorelatório divulgado pela entidade no último dia 27/10, no Blue Tree Hotel Morumbi.
Aéreo Nacional – O segmento aéreo doméstico apresentou uma redução de 12,6% nas vendas e de 9,3% nos bilhetes emitidos. A tarifa média teve uma queda de 3,6% em relação ao mesmo período de 2015, registrando R$ 620,00. Todas as aéreas brasileiras apresentaram queda na emissão de bilhetes e apenas a Azul registrou aumento no faturamento, com um crescimento de 0,8%. A Avianca registrou queda de 13% na emissão e faturamento de -23,8%. Enquanto a Gol apresentou queda de 8.4% em bilhetes emitidos e, em faturamento, redução de 11%. A emissão de bilhetes da Tam caiu 11,5%, enquanto o faturamento passou de R$ 400.1 milhões para 315,3 milhões – variação negativa de 21,2%.
Na participação do mercado, em bilhetes emitidos, a Gol liderou com 31%, seguida pela TAM (30%); Azul (25%); Azul (12%) e ‘demais’ (2%). Em vendas, empate tríplice entre Azul, Gol e Tam (30% cada). A Avianca ficou com 9% e as ‘demais’ com 1%.
Aéreo Internacional – No segmento aéreo internacional, a redução foi menor, apontando variação negativa de 7,9% em vendas e 6,2% em bilhetes emitidos. Nos bilhetes emitidos, a TAM cresceu 5%. Também registraram variação positiva a TAP (17,4%) e a Copa Airlines (14%). Já a American (-7,5%), a United (-0,5%), a Lufthansa/Swiss (-15%), a Air France/KLM (-15,2%) e Delta (-4,8%) sofreram variações negativas.
Hotelaria Nacional – A rede BHG/Solare destacou-se na venda de room-nights e faturamento, com crescimento de 43,4% na comparação com o 3º trimestre de 2015. Evoluiu de 53.260 para 76.396 diárias vendidas. No faturamento, saltou de R$ 13,6 milhões para R$ 18,2 milhões (+33%). A Blue Tree Hotels cresceu de 53.322 para 61.831 diárias vendidas (16,0%), enquanto o faturamento aumentou de R$ 15,2 milhões para R$ 15,8 milhões (3,9%). A venda de room-nights do Meliá oscilou de 28.312 para 31.565 (11,5%); e o faturamento foi de R$ 9,7 milhões para 10,4 milhões (7,2%).
As demais companhias hoteleiras registraram resultados descendentes. O Windsor recuou 28,6% em vendas e -31,1% em faturamento. O Bourbon decresceu -29,1% em diárias vendidas e -32,9% em faturamento. Vale registrar o desempenho do agrupamento ‘Independentes’, que representa 35,9% do market-share. O recuo nas vendas de room-nights se deu de 1.167.750 para 1.032.719 (-11,6%) e no montante de vendas caiu de R$ 214,8 milhões para R$ 179,6 milhões (-16,4%). A tarifa média da hotelaria nacional foi reduzida em 4%, ficando em R$ 212.
Em termos de meios de pagamento, o cartão de crédito liderou no segmento aéreo (75%), contra 25% de venda faturada. Dos 75% referentes à modalidade, 32% ficaram com a American Express. Visa (15%), MasterCard (14%) e Outros (14%). Na hotelaria e outros serviços, os cartões de crédito aparecem com 52%, contra 48% das vendas faturadas. ‘Outros cartões’ lidera com 25%, seguido do MasterCard (16%).