Manifestações aconteceram em Guarulhos, no Galeão e no DF

Mais de cem auditores fiscais realizaram um protesto no setor de desembarque do Aeroporto do Galeão, na tarde desta quinta-feira (13). A manifestação foi contra o andamento no Congresso do projeto de lei que reajusta os salários da categoria. Segundo o Sindicato Nacional dos Auditores da Receita (Sindifisco Nacional), as manifestações foram realizadas também em outros aeroportos que recebem voos internacionais, especialmente em Cumbica (Guarulhos, SP), Galeão (RJ), Juscelino Kubitschek (DF) e Viracopos (Campinas).

De acordo com nota do sindicato, o relatório do deputado Wellington Roberto (PR-PB) para o Projeto de Lei 5.864/16, apresentado na última terça-feira, prejudica e desfigura o acordo salarial costurado com o governo federal. Por ele, a categoria teria um reajuste salarial de 5,5% em 2016, de 5% em 2017, 4,75% em 2018 e 4,5% em 2019. Além disso, a carreira tributária e aduaneira (composta por auditores e analistas) teria direito a um bônus de eficiência com base no desempenho da arrecadação e da fiscalização.

As manifestações atrasaram, principalmente, o desembarque de passageiros internacionais:

"Estamos fazendo operação-padrão no desembarque dos voos internacionais. Vamos ter atraso na liberação das bagagens", disse Damasceno na tarde de ontem. 

*Com informações do Sindifisco