Telas passaam a ter cores diferentes para indicar partidas e chegadas
Os painéis de voo do Aeroporto Internacional de BH passaram a ter uma nova configuração. O objetivo é deixar as informações mais intuitivas e eficientes para os cerca de 30 mil passageiros que passam pelo aeroporto diariamente.
Os painéis com informações sobre as partidas de voos passaram a ter fundo azul e continuam destacando o número do voo, o horário de decolagem, o destino, a companhia aérea, o número do Terminal e do portão de embarque. O painel destaca também se o voo está atrasado ou cancelado. Os eventuais atrasos só serão indicados quando estiverem confirmados e com o novo horário estimado para decolagem.
A principal mudança nos painéis é a indicação, por meio de cores diferentes, das etapas de evolução do embarque de cada voo: a partir da chamada do voo, cerca de 40 minutos antes da decolagem, o painel indica, na cor verde, a orientação: DIRIJA-SE AO PORTÃO, seguida da orientação EMBARQUE, em amarelo, quando o portão é aberto e os passageiros começam a entrar na aeronave. A cor vermelha no painel indica ÚLTIMA CHAMADA, próximo ao final do embarque, cerca de 15 minutos antes do fechamento das portas. O número do portão de embarque será indicado no painel uma hora antes da decolagem.
Os painéis de chegadas dos voos, com fundo verde, trazem os dados indicativos dos voos (número, origem, companhia aérea) e informa quando a aeronave estiver na fase de POUSO ou quando estiver NO PÁTIO.
Outra novidade é a apresentação de informações de voos codeshare, situação em que uma mesma aeronave transporta passageiros de companhias diferentes, por meio um acordo entre as empresas aéreas. Nos novos painéis são informados os números de ambos os voos: as informações do voo principal ficam sempre fixas; e também é informado, de forma alternada abaixo do voo principal, o número dos eventuais voos codeshare.
De acordo com o diretor de Operações da BH Airport, Daniel Bircher, a nova configuração foi desenvolvida com base em pesquisas realizadas com os passageiros e em parceria com todas as companhias aéreas que atuam no Aeroporto. “O nosso principal objetivo é tornar a informação ainda mais eficiente para os passageiros, com alertas que possam ser identificados mais facilmente”, afirma.