Destino anfitrião do evento, a Bahia participa com um estande de cerca de mil m²
Logo ao chegar à 44ª edição da Abav Expo, os visitantes encontram o estande da Bahia. Destino anfitrião pelo segundo ano consecutivo, o estado abre a feira com um estande de cerca de mil m². No local, além de promover institucionalmente as belas paisagens e opções de entretenimento, o espaço da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), montado pela Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa), valoriza quatro elementos da cultura baiana: música, gastronomia, artesanato e indumentária.
“A palavra do ser humano, a experiência para passar para o outro, isso nunca vai deixar de acontecer, e por conta disso é que a Bahia investiu tanto no estande deste ano”, disse o Secretário de Turismo da Bahia, José Alves.
A música se fez presente, por meio de apresentações de artistas e do Rixô Elétrico, fazendo prévias do Carnaval da Bahia; a gastronomia típica, consagrada, que tem como base o azeite de dendê; o artesanato, com presença de belas obras de arte; e a indumentária, por meio do uniforme da equipe da Bahiatursa produzido pelo artista Alberto Pitta, criador do Cortejo Afro, um dos blocos mais tradicionais do estado.
O superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado, informa que a intenção é apresentar e tornar cada vez mais presente o colorido das manifestações culturais e a beleza das roupas típicas. “Sabemos que este é um diferencial nosso que encanta os turistas, a exemplo das cores das nossas fitinhas do Senhor do Bonfim retratadas em diversas estampas que remetem ao nosso estado”.