Cerca de 850 pessoas em cadeiras de rodas devem passar pelo aeroporto nesta segunda-feira (19)
Com o movimento de volta para casa dos atletas estrangeiros, após a Paralimpíada, o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro deverá ter mais um dia de terminais cheios. A previsão da RioGaleão é de que até 62 mil pessoas, sendo mais de 4500 integrantes da Família Paralímpica, passem pelo terminal nesta segunda-feira, um movimento 50% maior do que em dias normais. Estão previstos 350 voos, sendo oito deles charters (não regulares). Cerca de 850 pessoas em cadeiras de rodas também deverão embarcar no aeroporto, Em um dia normal, cerca de 85 cadeirantes passam pelo local.
Para garantir a volta para casa mais agradável possível para atletas e turistas, a concessionária e as companhias aéreas criaram uma operação especial para este dia. Os balcões de check-in serão abertos cinco horas antes dos voos para que o embarque seja tranquilo e diluído ao longo do dia. O aeroporto também preparou uma programação com diversas atrações, para entreter os passageiros e se despedir desses heróis da superação.
A exemplo do que aconteceu nos Jogos Olímpicos, a Vila dos Atletas vai receber novamente um mini aeroporto, que fará o check-in antecipado dos atletas entre os dias 18 e 20 de setembro. A expectativa é de adesão de mais de 70% dos viajantes hospedados no local.
Além dessas ações especiais para o check-in dos passageiros, 12 balcões da Polícia Federal serão disponibilizados no nível superior do embarque, para que os atletas em cadeiras de rodas possam seguir sem necessidade de uso de deslocamento vertical por um acesso exclusivo e expresso.