Pelo voto popular, a escolhida foi a NBA House
O Catar, a Suíça e a Hungria venceram o prêmio Casas de Hospitalidade Rio 2016 nas categorias promoção cultural, confraternização e inovação, anunciado hoje (13). O concurso foi elaborado pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Empresa Olímpica Municipal (EOM), Subsecretaria de Relações Internacionais do Estado do Rio de Janeiro e Coordenadoria de Relações Internacionais da prefeitura. A entrega dos prêmios acontece nesta quarta-feira (14), na sede da ACRJ.
Das 54 casas de hospitalidade de países e instituições que abriram as portas durante a Olimpíada, incluindo a Casa Brasil, 34 concorreram ao prêmio. A comissão julgadora foi formada por representantes da prefeitura, do governo fluminense e da ACRJ. Nas categorias negócios e legado, os vencedores foram os espaços da Ernst Young (EY) e da Federação Internacional de Voleibol. Já a NBA House, montada pelos Estados Unidos na região portuária, foi a favorita do público, que recebeu menção honrosa, sendo eleita pelo voto popular como a melhor casa temática dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, com mais de mil votos.
O presidente da Associação Comercial, Paulo Protásio, disse que o sucesso das casas temáticas nos Jogos Rio 2016 possibilitou um calendário “imbatível” nas relações comerciais entre os países que participaram dos Jogos e o Brasil. Um exemplo, disse, é a Austrália, que já tem encontros bilaterais agendados para o próximo ano.
Cultura
A Casa do Catar, instalada na Casa Daros, em Botafogo, ofereceu tendas com diversas atrações, como desenhos de henna nas mãos para as mulheres e escrita dos nomes em caligrafia árabe. Além disso, os turistas puderam experimentar e tirar fotos com roupas tradicionais daquele país.
Confraternização
Já a Casa da Suíça, na zona sul, recebeu mais de 160 mil visitantes. Os suíços deixarão como legado a reforma do campo de beisebol, na Lagoa Rodrigo de Freitas. A coordenadora da Casa da Suíça, Christina Gläser, disse que o local continua aberto até o final da Paralimpíada, no próximo dia 18.
Inovação
A Casa da Hungria, instalada no Jockey Club Brasileiro, teve a água como fonte de inspiração. Foi montado um Aqua Bar, que ofereceu degustação de variados tipos de águas minerais e medicinais, além de uma exposição interativa sobre esportes aquáticos.
As casas dos países são uma tradição dos Jogos Olímpicos, onde se tornaram núcleos para encontro de atletas, turistas e torcedores para assistir às competições. Os locais promovem a cultura, o turismo, a gastronomia e o comércio entre os países e a nação sede dos Jogos.
* Com informações da Agência Brasil