Mosaico na escadaria do Morro da Conceição homenageia personalidades locais
A região do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, ganhou mais um novo ponto turístico no último domingo (11): um mosaico de ladrilhos na escadaria do Morro da Conceição. A obra retrata personalidades que marcaram a vida na região, entre elas a dona Lúcia Maria dos Santos, de 83 anos, conhecida por todos no morro como Tia Lúcia. “Já fiz muita coisa por essa comunidade fico feliz em receber o reconhecimento enquanto ainda estou viva”, disse pouco depois de o painel com a imagem dela ser eternizado na escadaria.
A nova atração turística levou três meses para ficar pronta e foi feita por de cerca de 120 moradores da comunidade. O projeto faz parte da Campanha Passaporte Verde do Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente (PNUMA) e que conta com a parceria do Ministério do Turismo.
“A escadaria será um legado para o turismo no Centro do Rio. Com a revitalização do Porto Maravilha, o fluxo de visitantes na região teve um forte impulso e a escadaria ajudará a fazer com que este público também visite a comunidade, gerando emprego e renda para a população local”, disse Isabel Barnasque diretora interina de formalização e qualificação para o turismo do Ministério do Turismo.