Estratégias integradas vão potencializar turismo nacional durante os Jogos
A possibilidade de se aproveitar as oportunidades de divulgação do Brasil como destino turístico durante a Olimpíada e Paralimpíada de 2016, incluindo um debate sobre ações de ativação dos estados brasileiros, foi o tema central do encontro entre o subsecretário especial de Turismo da RIOTUR, Philipe Campello, e a diretoria da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), nesta quarta-feira (6).
O presidente do Instituto, Gilson Lira, agradeceu a parceria com a prefeitura do Rio de Janeiro e registrou o otimismo da Embratur com a visibilidade que o Brasil vai alcançar com os Jogos. “O Brasil encerra o ciclo de grandes eventos, que vem desde 2007, com a Rio 2016 e a Embratur tem se esforçado para atrair turistas estrangeiros e capitalizar a imagem do País a nível internacional”, comentou.
As oportunidades de divulgação do Brasil no mundial foi o foco da conversa. “Grandes eventos geram grandes interesses de exposição de marca. Com a expertise da Embratur, vamos utilizar essa vantagem a favor do Brasil”, reforçou Philipe, destacando a importância das parcerias público-privadas para viabilizar a execução dos projetos e iniciativas inovadoras do mundial.
A Casa Brasil, espaço interministerial do governo federal na revitalizada região portuária, foi um dos pontos do debate. Na Praça Mauá, próximo ao Museu do Amanhã, ficará um dos pontos do chamado Boulevard Olímpico, espaço público que será utilizado para promover a festa do esporte por meio da transmissão ao vivo dos jogos, realização de eventos e atividades para todas as idades.
A estimativa da prefeitura do Rio de Janeiro é que cerca de 100 mil pessoas circulem diariamente no chamado ‘Polo do Amanhã’, número que deve superar a expectativa de público para a maioria das arenas dos Jogos, segundo Campello. O subsecretário afirmou ainda que estão em curso negociações com artistas e, em breve, será divulgado o calendário cultural da cidade.
“A Casa vai mostrar a diversidade de um Brasil que precisa ser conhecido e ecoado por todo o mundo e que encherá de orgulho os olhos de quem o visita. A Embratur pretende referendar o pertencimento do brasileiro ao seu País, ao seu povo e às suas conquistas – entre elas, a Rio 2016”, completou Gilson Lira, lembrando que o espaço terá concorrência direta com as casas de hospitalidade dos outros países.
Também entrou na pauta o Rio Media Center, que irá abrigar a imprensa não-credenciada que vai fazer a cobertura do “espírito olímpico”, representando um público estimado entre 8 a 15 mil jornalistas estrangeiros. A estratégia integrada da Embratur e RIOTUR é gerar conteúdo de qualidade para esse público, visando promover a diversidade dos destinos e produtos brasileiros com repercussão internacional.