Agenda integrada de promoção internacional foi acordada durante encontro na WTM Latin America 2016
Brasil e Uruguai vão intensificar negociações para desenvolver agendas de divulgação turística conjuntas e recíprocas. A decisão aconteceu após encontro entre o presidente substituto da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Gilson Lira, e o vice-ministro do turismo uruguaio, Benjain Liberoff, nesta quinta-feira (31), durante a WTM Latin America, evento dos segmentos de Lazer e de Negócios, em São Paulo.
O próximo passo para esta atuação conjunta será a realização de encontro no Uruguai com representantes governamentais, dos trades turísticos e de companhias aéreas dos dois países. Melhoria na conectividade, formação de pacotes turísticos integrados e maior fluxo de informações entre agentes e operadores de turismo estarão em debate.
“Não adianta só falar que faremos uma divulgação integrada. Temos que, antes de mais nada, trabalhar pra remover os entraves que nos impedem de avançar”, resumiu Gilson Lira, ao destacar a importância deste primeiro ato. Ele ressaltou que a iniciativa fomenta o turismo intrarregional, já que Brasil e Uruguai são membros do Mercosul.
O representante do governo uruguaio foi na mesma linha. “A proximidade ajuda, mas precisamos aprofundar o diálogo. Existe inclusive a possibilidade de criação de uma marca única”, comentou Liberoff. O vice-ministro também renovou propostas de trabalho conjunto que já vinham sido abordados em outros encontros bilaterais.
Para os uruguaios, a normatização das métricas utilizadas na contagem das fronteiras entre Brasil e Uruguai, bem como o desenvolvimento de projetos de cooperação nas fronteiras secas entre os dois países, são temas importantes e que precisam de uma atenção maior por parte de autoridades e da iniciativa privada no Brasil. O incremento do turismo náutico também é ponto de atenção.
Informações de mercado
De acordo com o IPK (International Tourism Consulting Group), o Uruguai foi responsável por 1,1 milhão de viagens internacionais em 2014, sendo que o Brasil detém 35,17% do total desse público. Dados do Anuário Estatístico do Ministério do Turismo mostram que o Uruguai é o 4º maior emissor de turistas para o Brasil, com 262.512 mil visitantes no período. O País possui 50 voos semanais ligando ao Brasil.