Uma comitiva formada por oito representantes das principais operadoras de turismo chinesas visitou nesta quarta-feira (30) o estande do Maranhão na World Travel Market (WTM)

 

Delma Andrade apresentou os atrativos do Maranhão para o grupo de operadores chineses

Uma comitiva formada por oito representantes das principais operadoras de turismo chinesas visitou nesta quarta-feira (30) o estande do Maranhão na World Travel Market (WTM), maior feira de turismo da América Latina.  

A visita fez parte da preparação do Brasil para receber turistas chineses durante a Olimpíada e Paralimpíada 2016 e da busca pela certificação “Welcome Chinese” – que qualifica os destinos a atenderem as demandas desse que é um dos públicos mais exigentes do turismo- , promovida pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), que trouxe a comitiva para conhecer os atrativos turísticos do Maranhão e de outros estados brasileiros.

“A China é o maior emissor de turistas no mundo, chegando a superar os Estados Unidos. Para se ter uma ideia, o país contabilizou 117 milhões de embarques internacionais em 2014,  uma alta de 19,2% em relação ao ano anterior”, comentou a secretária adjunta de Turismo do Maranhão, Delma Andrade.

Para Wang Xinju, da operadora de Ivy Alliance, o primeiro passo foi dado, agora é levar o conhecimento sobre o Maranhão para China e promover o estado. “Fiquei muito surpreso com a quantidade de atrativos naturais em único só lugar. O Maranhão será sim um dos destinos que apresentaremos aos nossos clientes”, afirmou o operador.

O Relatório de Tendências da WTM Latin America, apresentado durante o evento, revela que o Brasil deve registrar alta de 33% na chegada de turistas chineses nos próximos cinco anos. “O público chinês é mais focado na qualidade e experiência de viagem do que em preço. Em 2015, por exemplo, foram 215 bilhões de dólares gastos em viagens ao exterior, o que representa 53% mais do que no ano anterior. A intenção é trazer um pouco dessa parcela de turistas para o Maranhão e aquecer nosso mercado”, ressalta Delma.