Pesquisa revela que o País foi considerado referência internacional em cultura, turismo, imigração e investimentos

 

O Brasil é a marca nacional mais admirada da América Latina e a primeira entre os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), segundo estudo Nation Brands Index 2015, realizado pela consultoria internacional GfK. O País foi apontado como referência nos quesitos identidade nacional (cultura), população, turismo e imigração/investimentos.

Para a pesquisa foram realizadas mais de 20.300 entrevistas em 20 países, que desempenham papéis importantes e diversificados nas relações internacionais, comércio e fluxo de atividades de negócios, culturais e turísticas. O estudo foi levantado no ano passado, com adultos com mais de 18 anos. O Brasil ficou atrás dos Estados Unidos, Alemanha, Grã-Bretanha, França e Canadá, respectivamente.

Na avaliação do presidente da Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo), Vinícius Lummertz, a pesquisa reflete a gestão proativa conduzida pelo Instituto e o esforço contínuo de promoção do Brasil nos mercados internacionais. Ele também ressalta a importância da Marca Brasil, ícone que representa a imagem do turismo brasileiro e das suas qualidades de exportação.

“Sabemos que a percepção de um País influencia diretamente nas decisões dos viajantes para a escolha de destinos para visitar, viver ou investir. Esta classificação é mais um incentivo para continuarmos firmes na busca por um posicionamento de marketing inovador, pela geração de valor a partir do turismo e pelo destaque na competitividade do setor”, afirmou Lummertz.

Reconhecimento – O Brasil se manteve no 1º lugar no ranking da Latin America Country Brand Report 2015, que mensura a percepção da população de outras regiões do mundo em relação a 21 nações latino-americanas e analisa a força das marcas desses países. Em 2015, a Marca Brasil foi considerada, pelo segundo ano consecutivo, a mais valiosa na região, seguida pela Argentina, México, Chile e Peru.

A pesquisa considerou um universo de dois mil entrevistados na faixa-etária de 21 a 65 anos de 15 nacionalidades. O estudo, elaborado pelo Future Brand, é baseado em dados e informação quantitativa fornecida por pareceres fundamentados e viajantes frequentes (negócio ou lazer) de fora da América Latina.