Brasil é o primeiro em recursos naturais no mundo e o ecoturismo e turismo de aventura são o segundo maior fator de atração de visitantes estrangeiros depois de sol e praia

 

Os parques nacionais da Chapada dos Veadeiros, da Chapada dos Guimarães e do Iguaçu estão sendo cada vez mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros interessados no turismo de natureza e aventura que podem ser encontrados nas reservas. Prova disso, foi o recorde de visitações registrados em 2015 nos três parques.

A Chapada dos Veadeiros, localizada no Estado de Goiás, recebeu 56.629 visitantes em 2015, um crescimento de 43,5% em relação ao ano anterior. A vegetação típica do cerrado, cachoeiras, formações rochosas e trilhas que instigam os apaixonados por natureza e aventura foram responsáveis pelo maior registro de turistas desde 2012.

Outro parque que também celebra os bons números do turismo é o da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. Suas cachoeiras, cavernas, lagoas e trilhas atraíram 174.855 visitantes no ano que passou. Trata-se do maior número já verificado desde 2010 e representa um crescimento de 29% em relação a 2014, quando 135.092 turistas visitaram a região.

“O Brasil é um país riquíssimo em recursos naturais, mas é preciso transformar as atrações em produto turístico com infraestrutura básica para os visitantes, como hotéis, serviços, transporte e preço competitivo. Para isso, estamos trabalhando uma proposta para implantar as Áreas Especiais de Interesse Turístico, com regras especiais para flexibilizar os tributos, facilitar os processos de licenciamento ambiental e reduzir a burocracia”, explicou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

O município de Foz do Iguaçu, no Paraná, também inicia o ano com bons motivos para comemorar. Em 2015, o Parque Nacional do Iguaçu registrou o maior número de visitantes desde 2012 – início da série histórica –, mais de 1,6 milhão de turistas. O Brasil lidera o ranking dos 172 países que frequentaram a atração, seguido pelos vizinhos argentinos e paraguaios.

A primeira visita da professora Adriana Frony, 44 anos, ao cartão postal deixou fortes lembranças. “Fiquei maravilhada e impressionada com a infraestrutura e serviços oferecidos. O passeio beirando a queda d’água foi perfeito e surpreendente”, relembra.

De acordo com os resultados do Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2015, divulgado em dezembro, Foz do Iguaçu está entre os dez destinos mais competitivos do país.