Gastos com alimentação estão entre as princpais despesas dos turistas
Foi publicado nesta semana o acordo de cooperação técnica entre o Ministério do Turismo (MTur) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para promover os destinos turísticos do país por meio do incentivo à alimentação saudável. A iniciativa irá priorizar ações de produção associada ao turismo que contemplem a valorização da gastronomia regional e a agricultura familiar.
A ação acontece no Rio de Janeiro, no âmbito da Campanha Brasil Saudável e Sustentável, durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Serão fortalecidas práticas em andamento como o Circuito Carioca de Feiras Orgânicas e as compras públicas da merenda escolar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Também serão realizadas ações de educação e promoção da alimentação saudável e sustentável com foco em consumidores e empresários do segmento da alimentação que frequentam as feiras orgânicas da cidade, além de uma atuação direta nas escolas municipais por meio da mobilização de diretores, merendeiras, pais e alunos. Serão, ainda, instaladas cinco Praças Brasil Saudável e Sustentável para a venda direta de produtos da agricultura familiar em pontos estratégicos da cidade: Praça São Perpétuo, Jardim Botânico, Largo do Machado, Saens Peña e Praça XV.
As ações conjuntas entre os Ministérios do Turismo e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome incluem ainda a produção de um banco de imagens dos produtos, produtores e destinos dos empreendimentos que participarão da Campanha Brasil Saudável e Sustentável e a elaboração de materiais gráficos e demais peças de comunicação como teasers, vídeos, spots e cartazes.
Gastronomia e Turismo
Os gastos com alimentação estão entre as principais despesas dos turistas brasileiros, atrás apenas do transporte, de acordo com a última Pesquisa de Turismo Doméstico do Ministério do Turismo (2012). A variedade de sabores e de novos chefs de cozinha tem aumentado ainda mais o apelo turístico de alguns destinos brasileiros.