Entre os participantes estão gestores públicos e empresários de 59 setores da economia, responsáveis por mais de três milhões de empregos diretos
Nestas quarta-feira (9) e quinta-feira (10), o Ministério do Turismo apoia, em Brasília, a 7ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais, evento que debate medidas para o desenvolvimento da economia regional.
Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) são aglomerações de empreendimentos, localizados em um mesmo território, que apresentam especializações produtivas e mantêm vínculos de articulação e cooperação. Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) mostram que 32 APLs que abrangem 133 municípios fazem parte do setor produtivo do turismo. Ao todo, 677 APLs presentes em 2.175 municípios brasileiros são responsáveis por mais de 3 milhões de empregos diretos em 59 setores da economia.
“O turismo é um setor que cria oportunidades para um desenvolvimento inclusivo que deve ser trabalhado de forma integrada e regionalizada para maximizar os ganhos. Por isso, os APLs têm muito a acrescentar”, disse o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.
As empresas que fazem parte de APLs têm ganhos tanto em competitividade quanto em escala. Alguns APLs, por exemplo, dividem maquinário, outros organizam capacitação e também buscam suprir as necessidades de mercado em conjunto. Além disso, a organização traz outras vantagens, como mais facilidade em organizar treinamento e capacitação de mão de obra e os custos podem ser divididos.
Um dos APLs do setor de turismo que terão estande na conferência é o Corredor Criativo Nestor Gomes, de Vitória (ES). Lorena Louzada, presidente do arranjo e sócia de uma empresa de produção audiovisual explica que o APL reúne atualmente 23 empreendimentos de economia criativa, como teatro, música e artes plásticas localizados na rua Nestor Gomes, no centro da cidade.
“Quando a gente trabalha junto conseguimos fortalecer a atividade cultural na cidade”, diz Lorena. Entre as ações desenvolvidas pelo APL está a criação de um plano de desenvolvimento e um planejamento com 35 ações divididas em quatro eixos que visam o fortalecimento em conjunto dos empreendimentos criativos da rua.
Nesta segunda-feira (7) o grupo lançou o site, onde os turistas e moradores de Vitória podem acessar a programação de eventos culturais da rua.