Brasil assume a vanguarda mundial com a integração de 100% de seus destinos em uma única plataforma tecnológica no modelo de negócios do eMarketplace
De olho no legado e nas oportunidades de negócios que os Jogos Olímpicos Rio 2016 podem resultar para o Brasil, principalmente para o turismo, o multicampeão de vôlei Gilberto Godoy, o Giba, após encerrar o ciclo dentro das quadras, tornou-se empreendedor no setor e já começa a ser chamado pelo trade turístico nacional como o “Embaixador do Turismo Brasileiro”.
O também comentarista pretende levar o mesmo espírito vencedor de quando defendia a seleção para essa nova empreitada. “Morei muitos anos fora do País e conheci bastante do turismo lá fora. Em todo esse tempo, vi o estrangeiro falar em Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e Amazônia, mas sabemos que o Brasil é muito mais do que isso. Se juntarmos uma boa estrutura com uma plataforma tecnológica avançada poderemos mostrar tudo isso e atrair a atenção de todo o mundo com nossa diversidade e nossa característica de bem-receber”, comenta o ex-atleta.
Godoy é um dos sócios da Gestour Brasil, empresa paranaense que promove a integração dos destinos brasileiros e a comercialização de produtos do setor por meio de uma plataforma tecnológica online. Todos os municípios brasileiros já estão integrados e até as Olimpíadas estarão disponíveis em 11 idiomas.
Em 2014, ano da realização da Copa do Mundo, o Brasil recebeu 6,4 milhões de turistas internacionais. O impulso do mundial de futebol foi decisivo para o resultado, pois somente no mês de junho, quando ocorreu o evento, o número de turistas estrangeiros passou de pouco mais de 350 mil, em 2013, para mais de um milhão. Mesmo assim, diante do potencial do País, o total de visitantes ainda é considerado ínfimo, considerando que mais de um bilhão de pessoas fizeram viagens internacionais durante o ano. Em 2013, a França liderou o ranking de visitantes estrangeiros, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), com 83 milhões de turistas, seguida dos Estados Unidos, com 66,7 milhões.
Com a realização do maior evento esportivo do mundo no ano que vem, a expectativa do setor é a de ampliar esse resultado. Com esse intuito, a empresa investiu R$ 10,8 milhões e mais de 15 anos de estudos e desenvolvimento de sistemas para disponibilizar no mercado a plataforma tecnológica Gestour eMarketplace.
Atualmente, a Gestour Brasil (http://www.pressclub.com.br/sistema/www.gestourbrasil.com.br) engloba 5.981 portais, compreendendo todos os municípios brasileiros, os estados, as macrorregiões, as 303 regiões do Programa Nacional de Regionalização do Turismo e empresas do setor turístico. Os estados do Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo foram os três primeiros a anunciar ao mercado e apresentar a sua integração. Os demais estados serão anunciados ao trade no primeiro semestre do próximo ano.
A Gestour Brasil diferencia-se no mercado por carregar em seu DNA os conceitos de empreendimento social, que ajuda todos os hoje chamados fornecedores do setor a assumir de protagonista como produtor do turismo, bem como a qualquer empreendedor tornar varejista digital do setor. Tudo isso de forma inteiramente gratuita.
Sob a ótica tecnológica, a empresa caracteriza-se como uma aceleradora de startups de base tecnológica da vertical do turismo. “Queremos democratizar e universalizar os meios para que todos os empreendedores do setor possam ser empoderados no seu corebusiness e, desta forma, diminuir ao máximo o ´apagão digital´ que enfrenta hoje o turismo nacional, se considerarmos que menos de 10% de todos os produtos e serviços do turismo podem ser comprados diretamente na web”, afirma Vadis da Silva, cofundador e CEO.