Sustentabilidade é debatida durante o ciclo de palestras do SEEDS


Por Ingrid Barbosa

Dando continuidade a programação da Convenção Braztoa  realizada hoje, 27/11, contou com o clico de palestras do SEEDS – Semeando a Excelência do Turismo Sustentável. Entre os palestrantes presentes estavam Isabel Barnasque, Coordenadora de Sustentabilidade do Ministério do Turismo e Márcio Favilla, diretor da OMT.

O diretor da OMT palestrou sobre o tema “Os objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Turismo”. Márcio lembrou que o turismo no Brasil é um dos setores que mais cresce. Em um comparativo de 1950, o número de turista era de 25 milhões, para 2015 esse número é de aproximadamente 1 bilhão, sem contar o turismo interno.

Márcio Favilla, diretor da OMT

O diretor ainda falou da importância do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, de acordo com ela apenas duas organizações no mundo tem a parceria da OMT “o apoio da OMT não é uma coisa banal no mundo inteiro só somos parceiros de dois prêmios: um no Japão, o JATA, e a premiação da Braztoa de Sustentabilidade.”, informou. Márcio ainda anunciou que a partir deste ano a OMT é uma organização neutra em emissão de CO2.

Já a coordenadora de Sustentabilidade do MTur, Isabel Barnasque, palestrou sobre o tema “Acessibilidade no Turismo”. Isabel apresentou um dos projetos do Ministério que é o guia para os empresários do setor com orientações de práticas sustentáveis, onde o cliente pode avaliar os serviços do mesmo e assim criar uma relação de feedback.

A coordenadora ainda ressaltou que o foco da diretoria e deixar um legado não só ambiental, econômico, social, mas também político-institucional, pois a cadeia do turismo precisa estar sempre em sinergia.

 

O ciclo de palestras ainda contou coma as apresentações de Fernanda Daltro, da PNUMA, com o tema “Compra Sustentável”; Fernando Beltrame, ECCaplan, com o tema “Programa Resíduo Zero”; Caco de Paula, Blog Clima21, com o tema “O futuro a gente faz agora”; e Marcelo Velloso, Autoridade Público-olímpico, com o tema “Os Jogos Olímpicos e Para-olímpicos no Brasil. Preparação, transformação e legado”.