Agências de viagens corporativas faturaram R$ 3,8 bilhões e cresceram 16,54%
A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) registra crescimento setorial de 16,54% na movimentação do terceiro trimestre de 2015, comparado a igual período do ano anterior, atingindo R$ 3,8 bilhões contra R$ 3,25 bilhões do ano anterior. O resultado foi apresentado, nesta quinta-feira (30), aos empresários das agências de viagens associadas em reunião realizada no hotel Golden Tulip Paulista Plaza, na capital paulista. Os dados são relativos aos dados concretos de 30 companhias associadas.
“O resultado demonstra um quadro contínuo de crescimento do segmento corporativo. Acreditamos que o desempenho das TMCs é resultado dos esforços concretos dos investimentos das agências em implementação de tecnologias e sua correta utilização aliada à agilidade na tomada de decisões, fator imprescindível para garantir uma performance positiva diante do atual cenário que enfrentamos”, afirma Edmar Bull, presidente do Conselho de Administração da Abracorp, “Com os resultados do terceiro trimestre, a expectativa de fecharmos 2015 com um crescimento em relação ao ano anterior torna-se mais concreta”, complementa.
A composição dos R$ 3,8 bilhões compreende o total das receitas obtidas em âmbito nacional com a venda de passagens aéreas para voos domésticos (41,3%) e internacionais (31,95%); hotelaria nacional (15,2%); serviços diversos (5,9%), como eventos, cruzeiros, assistência viagem, entre outros; hotelaria internacional (2,9%), locação nacional (1,1%) e internacional (0,3%) e, ainda, com transfers (0,2%).
Aéreo doméstico cresce 13,5% no corporativo
O segmento aéreo doméstico obteve alta de 13,5% na emissão de bilhetes de 17,9% no faturamento com a venda de bilhetes aéreos. O destaque mais uma vez ficou com a Avianca, com variação positiva de 27,3%, e também as companhias menores, com crescimento de 39,2%. Na sequência, aparecem TAM (13%), Gol (12%) e Azul (8,1%).
A movimentação total alcançou pouco mais de 2,6 milhões de tickets contra 2,3 milhões de emissões no ano anterior. No que diz respeito à venda de bilhetes, o setor como um todo apresentou alta de 17,9% no faturamento, se comparado ao verificado em igual período do ano passado. A Gol liderou o market share da Abracorp em emissão de bilhetes (32,2%), enquanto a TAM ficou à frente na performance em vendas (33%), seguida pela Gol (30,4%) e Azul (24,8%) e Avianca (10,4%). As tarifas médias aplicadas apresentaram queda de -4%.
TAM lidera market share no aéreo internacional
Com relação ao segmento aéreo internacional, durante o período também houve aumento na emissão de bilhetes (17,4%). A Air France/KLM registrou a maior variação positiva (33,6%), com destaque também para o crescimento da Lufthansa/Swiss (28,6) e da American Airlines (26,3%). Em vendas, a atuação de todas as companhias aéreas que realizaram as viagens internacionais para o mercado corporativo rendeu incremento de 32% ao setor como um todo e um acumulado superior a R$ 1,2 bilhões em vendas. Air France/KLM ficou à frente na variação (48,1%), seguida pela Lufthansa/Swiss (46,4%).
Em referência ao market share relativo à movimentação comercial, apurada em reais, a maior fatia de mercado ficou com a TAM (15,1%) e a categoria “demais empresas” obteve 29,3%, seguida pela American Airlines (11,5%). Entre as alianças globais, oneworld (com seis companhias operando no Brasil) tomou a primeira posição, com 41,9% de mercado. A Star Alliance (com oito companhias operando no Brasil) aparece com 34%, seguida da SkyTeam (com oito companhias operando no Brasil), com 24,1%.
Hotelaria nacional segue tendência de queda
Em relação à hotelaria nacional, o segmento registrou queda nas vendas no primeiro semestre de -2,1%. Os hotéis independentes lideraram o número de room nights (44,7%) e as vendas (37,2%). Apesar da liderança, registraram queda de -5,9% nos room nights e -15,4% nas vendas. Accor e Atlantica Hotels International responderam por 11,6% e 8,1% das vendas, respectivamente.
O segmento hoteleiro internacional apresentou crescimento de 32,6% nas vendas e -1,5% no número de room nights. A força dos hotéis independentes manteve-se, com market share de 39,4%, bem à frente de outras redes (37,4%), Accor (10,8%), Hilton (6%) e IHG (4,4%).
Locação de veículos
O estudo da Abracorp indica que a Localiza permanece na liderança do segmento de locação de automóveis nacional, respondendo por 52,3% da participação nas vendas no mercado corporativo, seguida pela Movida (18,2%) e pela Hertz (9,7%). A variação no valor das diárias foi positiva de 11,1% e as vendas tiveram um decréscimo de -14%. “Em relação ao crescimento das locadoras, destacamos mais uma vez o belo desempenho da Movida, com 304,7% das locações e 225% nas vendas e a Unidas, com 28,5% na quantidade de diárias”, analisa Gervásio Tanabe, diretor executivo da Abracorp.