Operadoras e agências contabilizam mais vendas nacionais, reafirmando a importância da presença em feiras como a WTM Latin America
O turismo doméstico brasileiro tem crescido consideravelmente em 2015. De acordo com estudo realizado pelo Ministério do Turismo, 78% da população tem a intenção de viajar para destinos nacionais– o índice é o mais alto dos últimos 5 anos. Essa movimentação só reforça a importância de iniciativas como a WTM Latin America, que reúne todas as empresas relevantes do setor sob o mesmo teto para fazer negócios e fomentar o mercado.
As vendas de pacotes domésticos de grandes operadoras e agências de turismo do país ultrapassaram as de viagens internacionais, impulsionadas pela valorização do dólar. A Agência Nacional de Aviação Civil registrou 127,4 milhões de passageiros de janeiro a julho de 2015 nos aeroportos, um aumento de cerca de 4 milhões em relação ao mesmo período do ano anterior.
De acordo com o Ministério, a intenção de viajar para a região Sudeste do Brasil cresceu 59,8% em comparação ao ano passado, registrando 30,7%do interesse dos viajantes. Porém, a região Nordeste continua sendo a mais cobiçada entre os turistas, com 44,9% das preferências.
O movimento contrário também está em expansão. Além das viagens domésticas terem crescido no Brasil, o turismo inbound (receptivo) no país e na América Latina registrou um aumento de 4% entre janeiro de junho de 2015, segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT).
Lawrence Reinisch, Diretor da WTM Latin America, afirma: “Desde o princípio a WTM Latin America declarou seu foco no turismo doméstico e inbound, geradores de emprego e renda para o nosso país. Já pudemos sentir pelo número de pedidos que a próxima edição da feira terá uma área Brasil ainda mais diversificada e pujante, com grandes oportunidades de negócios para as empresas e profissionais do turismo brasileiro”.
A WTM Latin America 2015 registrou um crescimento impressionante de 37% no número de compradores de viagens presentes, consolidando firmemente sua posição na indústria do turismo. O número de participantes também cresceu: foram cerca de 9.700. Para 2016, a feira espera superar o valor transacionado neste ano, que foi de US$ 363 milhões, gerados em acordos feitos durante os três dias e nos meses seguintes ao evento. Em 2016 o evento ocorre de 29 a 31 de março, mais uma vez no Expo Center Norte, em São Paulo.