Workshops e seminários realizados em cidades dos dois países destacaram variedades de destinos para o verão



A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) investe fortemente na promoção do Brasil em países da América do Sul, buscando atrair esse público para a temporada de verão 2015/2016. Após lançar a campanha publicitária que será veiculada nos seis principais países que mais visitam os destinos brasileiros, o Instituto reforçou, com apoio do Ministério das Relações Exteriores, a capacitação de agentes de viagens da Argentina e do Uruguai na última semana.

Paysandú (Uruguai), Tucumán, Rosário, Mar del Plata e Mendoza (Argentina) foram as cidades escolhidas para receber conjunto de ações de promoção do Brasil, que contaram com a participação ativa do consultor do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT), Daniel Marques, além de corpo diplomático e  técnico das embaixadas e consulados.

“Se queremos atrair mais turistas para o Brasil temos que pensar em toda a cadeia produtiva. Não adiantaria investir em propagandas nos principais veículos dos países sulamericanos e não ter gente capacitada para vender da melhor forma os destinos brasileiros. É assim que queremos trabalhar daqui pra frente, unindo esforços para potencializar nossas ações junto ao trade”, explica Vinícius Lummertz, presidente da Embratur.

Programação 

No Uruguai, 36 agentes de 19 agências de oito cidades participaram do III Seminário de Apresentação de Produtos Active Travel (foto), realizado em parceria da Embratur com a Schultz Turismo, GOL Linhas Aéreas Inteligentes, Vital Card e Tu Crucero. No evento, a Assistente Técnica da Embaixada do Brasil no Uruguai, Maria Delia Abid Saldanha, apresentou os diversos destinos do nordeste brasileiro como outras opções de sol e praia para os uruguaios.

Já na cidade argentina de Tucumán, no dia 16 de outubro, o Assistente Técnico do Consulado Geral do Brasil em Córdoba, Marcelo Caretti, e a Assistente Técnica da Embaixada do Brasil em Buenos Aires, Maria Sol Sanchez Coria, participaram do 24º Workshop Tucumán, organizado pela associação de agentes de viagens da região. Mais de 80 agentes de viagens, oriundos de cinco províncias do norte do País procuraram informações no stand institucional do Brasil e relataram o aumento da demanda por destinos de sol e praia brasileiros.

Durante o 58º Workshop turístico ARAV" , organizado pela Asociación Rosarina de Agentes de Viajes (ARAV), e realizado no 19, em Rosário, na Argentina, Daniel Marques atendeu 150 agentes interessados no segmento. Nos dias 20 e 21 de outubro, na região sul da província de Buenos Aires, representantes da Embaixada do Brasil em Buenos Aires e do Comitê Visite Brasil participaram do 31º Workshop - AEVYT Mar del Plata y Sudeste, organizado pela associação local de agentes de viagens. Pelo stand institucional do Brasil passaram 57 agentes de viagens, de mais de seis cidades vizinhas a Mar del Plata.

Posteriormente, o chefe do Setor de Turismo da Embaixada do Brasil em Buenos Aires, Sec. Victor Martins, a assistente técnica da Embaixada e membros do Comitê Visite Brasil ofereceram capacitação do estado da Bahia, do legado JJOO 2016 no Rio e da região de Búzios, para 23 profissionais de turismo da região, na filial da Associação de Agentes de Mar del Plata. Em Mendoza, ainda na Argentina, o grupo técnico participou, no dia 23, do Workshop da AMAVyT, organizado pela Associação de agentes de viagens de Mendoza, oportunidade na qual foram atendidos 70 agências e operadoras de viagem.

Mercados

Os argentinos são os turistas que mais visitam o Brasil. Em 2014, conforme dados do Ministério do Turismo, mais de 1,7 milhão estiveram no País. A partir de informações preliminares recebidas do trade turístico, a Embratur espera um crescimento de até 30% no número de visitantes da Argentina nesse ano.

O mercado turístico uruguaio segue em expansão ao longo dos últimos anos apresentando crescimento no turismo emissivo. Os uruguaios ocupam a 6ª posição no ranking de visitantes da América do Sul, com mais de 223 mil turistas.