Eventos culturais e culinária regional são os destaques da semana de aniversário da capital amazonense



O Porto de Lenha, como Manaus é conhecida, completa 346 anos no próximo sábado (24). A cidade fundada por portugueses em 1669, no coração da maior floresta tropical do planeta, atrai brasileiros e estrangeiros pela natureza exuberante, opções de lazer e turismo de aventura.

No ano passado, a capital recebeu quase um milhão de visitantes, de acordo com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas. A maioria deles interessados em ecoturismo, de acordo com o Ministério do Turismo. Entre os estrangeiros que desembarcaram em Manaus, destacam-se os norte-americanos, os alemães e os suíços.

Para comemorar a data, a prefeitura da cidade organizou apresentações musicais e teatrais, que começaram na última semana. No dia do aniversário, a Avenida Itaúba, uma das principais da cidade, será palco de apresentações culturais ao ritmo de boi-bumbá.

Manaus também tem atrativos históricos, como o Teatro Amazonas, um dos pontos mais visitados da cidade e um dos favoritos da universitária Gabriela Maia (28). A estudante viajou no mês passado para a região e se encantou com a cultura local. “O que mais me surpreendeu foi o centro histórico, especialmente o Palácio da Justiça, uma construção antiga e bem elaborada”, disse.

A gastronomia da cidade, com influências indígenas, é um dos grandes destaques de Manaus, de acordo com a publicitária Belisa Magalhães, que nasceu na capital amazonense. No cardápio local, segundo ela, não pode faltar o “x-caboquinho”, um sanduíche com tucumã, queijo coalho e banana frita. “Há quase 10 anos me mudei de Manaus, mas visito a cidade pelo menos uma vez por ano. Gosto de aproveitar a culinária, visitar minha família e amigos”, afirmou.