Com apoio da Embratur, governos do DF e do Goiás organizam roteiro integrado entre destinos turísticos da região
Com o objetivo de diversificar a oferta brasileira no mercado francês, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) realizará um famtour em parceria com a Air France KLM trazendo grandes operadores da França para conhecer os destinos turísticos do Centro-Oeste do Brasil. Para garantir o sucesso da ação, a Diretoria de Mercados Internacionais (DMINT) convidou as secretarias de turismo dos destinos envolvidos para participar da formatação e preparação do produto.
Nesta quarta-feira (2), o diretor da DMINT, Gilson Lira, recebeu o secretário de turismo de Pirenópolis, Sérgio Rhady; a secretária de turismo de Alto Paraíso, Uaira Vezzani; o subsecretário de promoção e marketing, Sandro Cunha; a chefe de gabinete da Goiás Turismo, Maria Cristina Alves; o gerente de projetos e produtos da Goiás Turismo, João Lino; a Assessora Especial da Goiás Turismo, Brenda Carvalho; e técnicos de todos os órgãos para definir o melhor roteiro a ser apresentado, além da capacitação do receptivo de cada um dos destinos.
“Nosso interesse é potencializar a ação e garantir que todos saiam ganhando na formatação desse novo produto para o mercado francês. Por isso esse encontro é tão importante”, explicou Lira. Brasília, Pirenópolis e Chapada Diamantina serão apresentados aos operadores franceses como uma opção de pacotes para fomentar o voo direto entre Paris e a capital brasileira.
“Temos que diversificar a oferta brasileira e queremos mostrar um produto organizado e que desperte o interesse do público”, completou Bruno Reis, coordenador de mercados internacionais.
A iniciativa agradou aos representantes das secretarias que se comprometeram em trabalhar com o receptivo de cada local a importância de apresentarem um produto consolidado, com tarifário, serviços e profissionais capacitados. “Queremos intensificar essa relação de Brasília com o Goiás e casar bem esse roteiro para a promoção internacional e também nacional”, disse João Lino.
A França é o 5º emissor de turistas para o Brasil e o 1º mercado emissor europeu para o País. De acordo com o anuário do Ministério do Turismo, 282.375 visitantes desse país vieram ao Brasil em 2014, o que representa um aumento de 26,02% em relação ao ano anterior.
Dados do Panorama do turismo Internacional da Organização Mundial do Turismo, divulgado em maio desse ano, revelam que a França ocupa a 5ª posição entre os turistas que mais gastam, girando 47,8 bilhões de dólares em 2014, um crescimento de 11%.