Instituto marca presença numa das maiores exposições de todos os tempos, levando diversas ações e produtos turísticos. A principal delas é o evento que vai promover o Brasil como sede das Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016
O 7 de setembro, dia em que o Brasil comemora sua independência, será celebrado este ano também na Itália. O Pavilhão do Brasil na Expo Milão 2015, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), homenageará a data com exposição dos atrativos brasileiros e do que há de melhor no Brasil ao público participante. O espaço recebe uma média de 15 mil pessoas por dia.
O evento em Milão teve início em 01 de maio e vai até 31 de outubro com 145 países participantes e traz o tema Feeding the Planet, Energy for Life (Alimentando o Planeta, Energia para a Vida). O Pavilhão do Brasil na Expo 2015 é um dos mais frequentados, oferecendo, na semana de 7 a 13 de setembro, atividades que tem foco nas Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016.
Com isso, a partir da próxima segunda-feira (07), a atenção estará voltada para a Semana do Brasil na Expo, e para aproveitar o grande momento de exposição, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) em parceria com o Ministério do Turismo e Ministério da Cultura organizou uma série de iniciativas que vão desde ação de comunicação digital e agenda de imprensa, até o Visit Brasil - Olympic Games, evento exclusivo de promoção dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.
Cerca de de 15 mil pessoas passam pelo espaço por dia - Divulgação Apex-Brasil
"Durante todo o ano que vem, o Rio de Janeiro será o cartão-de-visita e a porta de entrada a uma nação que tem muito a oferecer ao turista em termos de belezas naturais, esportes, gastronomia e cultura", destacou Vinícius Lummertz, presidente da Embratur. “Estamos trabalhando para que os turistas do mundo inteiro visitem também outras cidades brasileiras antes, durante e após o evento. A previsão é que o País receba de 300 mil a 500 mil estrangeiros nas Olimpíadas”, completou.
A participação do País no evento contribui para divulgação da imagem do destino Brasil na Itália, por meio da promoção da diversidade cultural, complementando com o turismo de lazer. “Essa iniciativa abre espaço para troca de experiências e contato com o trade turístico europeu. Sendo assim, é uma oportunidade para o Instituto estreitar relacionamentos com mercado europeu”, destacou ele.
Com a presença do ministro do Turismo, Henrique Alves, e do presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, a semana começa com a Cerimônia do Dia Nacional, com hasteamento de bandeira e hinos nacionais da Itália e Brasil, e discurso da comitiva oficial composta por autoridades italianas e brasileiras. A programação prevê ainda apresentação de escola de samba, visita das autoridades nos pavilhões do Brasil e Itália, bem como agenda de imprensa junto aos principais veículos de comunicação de Milão.
Ainda no dia 07, a Embratur e o Ministério do Turismo realizarão um evento com blogueiros e jornalistas italianos, onde Alves e Lummertz convidarão o mundo para a Olímpiada e falarão sobre a receptividade do povo brasileiro. “O objetivo é atingir a mídia com as mensagens-chave com o maior número de publicações positivas sobre o Brasil, divulgando as sedes dos Jogos Olímpicos e os segmentos de interesse do mercado”, explicou Lummertz. O dia encerra-se com a apresentação cultural de MBP e show de João Donato, ação em parceria com o Ministério da Cultura/Funarte.
Nos dias 08 e 10, o Ministério do Turismo e Embratur promoverão dois seminários voltados à atração de investimentos nos setores de hotelaria e enoturismo, para cerca de 20 a 30 convidados, entre empresários brasileiros e investidores estrangeiros. O objetivo da ação é a captação de investimentos externos e modernização do produto turístico brasileiro.
Outras iniciativas como apresentações, shows, atrações culturais, seminários e workshops serão realizadas ao longo da semana por entidades brasileiras e órgãos do governo federal, estadual e municipal.
Visit Brasil - Olympic Games
Na terça-feira (08), será realizada a ação de maior destaque da Embratur na Expo Milão, o Visit Brasil - Olympic Games, que pretende apresentar ao mundo toda a diversidade brasileira por meio da promoção dos destinos e produtos turísticos consolidados com enfoque nas Olimpíadas. O evento também contará com a presença do ministro do Turismo, presidente da Embratur e cerca de 150 pessoas entre operadores de turismo, agentes de viagens e cinco grandes companhias aéreas estrangeiras.
“Com esta ação, a Embratur espera mostrar potencial do País em receber grandes eventos e dar subsídio aos profissionais de turismo para que aumentem o volume da comercialização de produtos turísticos brasileiros no mercado italiano”, disse o presidente da Embratur. “Com isso, esperamos ampliar o número de turistas europeus nos segmentos e destinos apresentados”.
Na ocasião, os estados da Bahia, Amazonas, Rio de Janeiro e Ceará farão apresentação de seus produtos e atrativos turísticos. Para encerrar, está prevista a “Vivência Brasileira”, momento em que os convidados assistirão a um show de Bossa Nova e de uma escola de samba. Além disso, poderão degustar pratos típicos regionais brasileiros.
Ação Digital Interativa
Desde junho de 2015, um mês após o início da Expo Milão, a Embratur promove a identidade cultural do Brasil por meio de um totem interativo que consiste na criação de uma receita a partir das escolhas de ingredientes do público presente. Essa ação reforça a atuação dos órgãos brasileiros, que buscam mostrar a capacidade do País de ampliar a produção de alimentos com tecnologias inovadoras e de forma sustentável. Desde a instalação do aplicativo no pavilhão do Brasil, foram registradas cerca de seis mil interações.
O usuário escolhe ingredientes representativos da gastronomia regional e tem acesso a informações turísticas de diversas cidades brasileiras. “É uma ação que possibilita aos visitantes vivenciar uma experiência no Brasil, em uma viagem por alimentos e tradições de povos de todo o território nacional”, completou Lummertz.
Para gerar a continuidade no relacionamento, o visitante recebe a receita final e informações turísticas via e-mail, reforçando a questão da sustentabilidade.