Lummertz adiantou ainda que pela primeira vez a Embratur vai investir numa campanha publicitária específica voltada para o verão
O Paraguai é um parceiro importante e a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) vai se esforçar para aumentar ainda mais o fluxo de turistas daquele país para o Brasil. Com essa ideia o presidente do Instituto, Vinícius Lummertz, abriu nessa terça-feira (18) em Assunção, capital paraguaia, a série de encontros que pretende manter junto aos representantes do trade turístico dos países da América do Sul, com um objetivo prioritário: vender o verão no Brasil.
"Vamos fazer como os caixeiros viajantes, indo de cidade em cidade vendendo o que temos de melhor, o sol, o calor humano e a boa infraestrutura que já temos, em especial na recepção aos que vêm em busca do que chamamos de turismo de sol e mar", comentou o presidente ao abrir o workshop "Descubra Brasil" em Assunção.
Lummertz adiantou ainda que pela primeira vez a Embratur vai investir numa campanha publicitária específica voltada para o verão, que será veiculada a partir de setembro nos principais países emissores de turistas para o Brasil, que são os países vizinhos. Em 2014, os países da América do Sul enviaram 3,133 milhões de visitantes para o Brasil, conforme dados do Ministério do Turismo.
O embaixador do Brasil no Paraguai, José Eduardo Martins Felício, enfatizou que o Paraguai apresenta hoje um crescimento sólido em sua economia, o que se reflete também no aumento do fluxo turístico e ainda no poder aquisitivo do turista paraguaio. O crescimento do PIB paraguaio vem sendo contínuo há pelo menos quatro anos. Em 2013, foi de 12%; em 2014 foi 4% e para este ano a previsão é dos mesmos 4%.
Em 2014, aproximadamente 300 mil paraguaios estiveram no Brasil, número superior ao de 2103, quando entraram 269 mil visitantes, e de 2012, quando somaram 246 mil. Na comparação com 2011, houve um aumento de 52% no ano passado.
O evento desta terça-feira na Embaixada Brasileira em Assunção contou com a presença de dezenas de representantes do trade turístico, bem como dos secretários de turismo de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
O roteiro do presidente inclui ainda o Peru, onde estará nesta quinta-feira. Em setembro será a vez da Argentina e Chile. Lummertz e o embaixador Felício consideraram que o evento foi um sucesso e já garantiram que no próximo ano ele deverá ser ainda maior.