Projeto colaborativo aumentou o engajamento na rede social de fotos e reuniu 150 mil imagens de destinos turísticos do país
O perfil do Ministério do Turismo no Instagram atingiu uma importante conquista nesta quinta-feira (23). Após reunir 20 mil seguidores em pouco mais de três anos; conseguiu conquistar mais 10 mil em apenas dois meses e meio, atingindo a marca de 30 mil seguidores.
O crescimento rápido se explica por uma mudança na estratégia adotada pela equipe de comunicação digital do MTur. Em vez de coletar as imagens pelo uso da hashtag #MTur, passou a fazê-lo pela hashtag #PartiuBrasil, após a veiculação de uma campanha de marketing do órgão.
A equipe também passou a compartilhar fotos em que os viajantes aparecem junto aos destinos, algo que não acontecia antes. “Notamos que a inclusão dos turistas nas imagens, além de humanizar o conteúdo, aumenta o sentimento de pertencimento no autor e a interação com os demais internautas”, disse Pedro Araujo, coordenador de Comunicação Digital do Ministério do Turismo.
O projeto do Instagram é 100% colaborativo e já recebeu mais de 150 mil fotos, além de mais de 900 mil curtidas nas fotos publicadas, de acordo com o site Iconosquare, que mede estatísticas de perfis e publicações no Instagram. As imagens são analisadas, selecionadas e publicadas na rede social todos os dias.
Para comemorar o feito, o @mturismo publicou em seu perfil uma imagem de agradecimento aos seguidores. A foto escolhida foi do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, por ser a atração mais curtida de todos os tempos no perfil.
A imagem também foi publicada como um quebra cabeça - e vai se revelando aos poucos, como pode ser visto no perfil do MTur na rede.