Em visita ao Rio de Janeiro, novo secretário Nacional de Políticas do Turismo reuniu-se com organizadores do evento para alinhar estratégias de promoção do país e atrair mais visitantes
O secretário Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Júnior Coimbra, esteve nesta segunda-feira (20) no Rio de Janeiro em encontro com representantes da Autoridade Pública Olímpica (APO) para conhecer ações do órgão para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016, entre elas, o modelo de governança, as medidas para monitorar e acompanhar a evolução dos serviços e as obras de infraestrutura.
Coimbra também reuniu-se com o subsecretário municipal de Turismo do Rio de Janeiro, Philipe Campello, para conhecer projetos administrados pela prefeitura e estimular parcerias com o Governo Federal. A visita incluiu uma passagem pelo local onde será levantado o Boulevard Olímpico, um espaço que vai transmitir ao vivo as principais modalidades esportivas. Outro espaço, ainda sem sede, vai oferecer experiências para vivenciar o turismo brasileiro, a cultura, o esporte, a gastronomia, a tecnologia e os negócios do país.
“O objetivo desse encontro foi concretizar o alinhamento dos governos federal, estadual e municipal para que o Brasil faça um evento para ficar na história dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos”, disse o secretário. Para facilitar a entrada de turistas estrangeiros durante a Olimpíada, o Ministério do Turismo defende medidas de flexibilização, facilitação e obtenção de entrada no país sem visto. Na semana passada, Coimbra esteve em audiência pública na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados para debater o assunto.
Em agosto, o Ministério do Turismo vai organizar um encontro com governadores, prefeitos e gestores municipais dos principais destinos turísticos brasileiros. Durante a reunião será discutida a estratégia de nacionalização da Olimpíada e medidas para ampliar os ganhos do evento para o maior número possível de cidades brasileiras. “Queremos dar nossa contribuição para que o Brasil faça um receptivo extraordinário, e deixe legados. Que o turista venha e conheça outros destinos além do Rio, nossa culinária e nossa diversidade”, afirmou Coimbra.