Brasil deixou de ser o sétimo maior emissor de turistas para a Colômbia para se tornar o quarto durante 2014

 

1º de Julho de 2015 - A Procolombia, organização governamental com o objetivo de promover o turismo, as exportações e os investimentos da Colômbia, destaca o Encontro de Mercado, realizado em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), promovido entre 25 de junho a 1º de junho.

Com um crescimento de 39% em comparação com o ano anterior, o Brasil deixou de ser o sétimo maior emissor de turistas para a Colômbia para se tornar o quarto durante 2014. O que significa um aumento em relação a outros mercados emissores da região como Equador, Venezuela, Peru, Argentina e Chile.

Durante este período, os principais destinos de brasileiros na Colômbia foram, em ordem, Bogotá, Cartagena, San Andrés, Medellín, Cali e Barranquilla, cidades que, juntas, receberam 96% dos visitantes brasileiros que chegaram ao país.

De acordo com dados de migração da Colômbia, enquanto em 2013 o número foi de 89.753 brasileiros a esse mercado, em 2014, o total foi de 124.712 viajantes.

Um fator que facilitou precisamente a chegada de turistas deste mercado é a conectividade aérea internacional. Até à data, foram 29 frequências por semana, com 5.710 lugares disponíveis, ligando as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza com Bogotá.

“Viagens de familiarização, aventura, observação de aves, mergulho, compras, comida, sol e praia são algumas das experiências únicas que estão atraindo viajantes brasileiros, por meio do nosso slogan Colômbia é Realismo Mágico”, disse María Claudia Lacouture, presidente da Procolombia.

A primeira parada das 17 empresas brasileiras participantes foi a capital da Colômbia, Bogotá, cidade conhecida por sua oferta de infraestrutura, sua cultura e modernidade, que contrasta com a arquitetura colonial da área central e do verde das montanhas do leste.

Entre as atrações turísticas deste destino, destaque para a variedade de museus. Com cerca de 34.000 peças de ouro e mais de 20 mil objetos de culturas pré-colombianas, o Museu do Ouro, em Bogotá, abriga a maior coleção de ouro do mundo.

Entre outras experiências únicas oferecidas pela capital colombiana, o Santuário de Monserrate e as 14 estações da Via Sacra ao redor chamam a atenção. E o passeio pelo tradicional bairro de La Candelaria e Praça Bolívar.

O outro destino do encontro foi Cartagena de Índias, mais conhecida como a cidade amuralhada e capital do departamento de Bolívar. Um lugar que se destaca por ruas pavimentadas, varandas floridas, locais históricos, praias e gastronomia. Os pratos típicos consumidos são variados: empadas de carne, ovos, arepas, bolinhos fritos de milho, pão e salsichas doce, disponíveis na diversidade de restaurantes do local.

Um dos destaques do local é a preservação da história em lugares abertos como a Plaza de los Coches, a Plaza de la Aduana e a Plaza de San Pedro Claver, localizada em um dos lugares mais emblemáticos, o Centro Histórico de Cartagena de Índias.