Instituições realizam parcerias que garantem maior visibilidade do País no exterior
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e o Ministério de Relações Exteriores do Brasil (MRE) estão estreitando as relações para potencializar ações de promoção internacional do Brasil. Este mês, mais de 100 Setores Comerciais de Embaixadas e Consulados brasileiros, que cuidam de promoção turística de 83 países, receberam vídeos e materiais promocionais do Brasil para serem utilizados em capacitações realizadas pelo Itamaraty.
“Nossa ideia foi compartilhar um conteúdo padrão para podermos passar mais informações de uma maneira organizada e com diversidade dos destinos brasileiros”, explica Vicente Neto, presidente da Embratur.
Dentre o material distribuído estão uma série de cartazes do Rio 2016 e vídeos com apresentações de destinos e roteiros brasileiros em 5 idiomas diferentes. Além disso também foram disponibilizados filmes sobre patrimônios históricos, festas juninas, e a riqueza da natureza brasileira.
Em 2015, a parceria com o MRE também já rendeu apoio em Feiras Internacionais como a BTL, ITB, FIT Bolívia, Imex Frankfurt e Fiexpo. Graças a cooperação com o Itamaraty, a Embratur pode participar com excelência em cada um desses eventos e atrair mais turistas para o Brasil.
Comitês – Além da parceria em ações pontuais, a Embratur e o Itamaraty atuam de forma conjunta em 10 países, desde 2001, por meio dos Comitês Descubra Brasil, frutos de um termo de cooperação técnica entre os dois órgãos.
Criados na Argentina (nesse país o comitê se chama Visite Brasil), Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, os Comitês Descubra Brasil têm como missão promover, divulgar e aumentar fluxo de turistas para o País.
“Eles se revelaram um importante instrumento de promoção do Brasil em toda a América Latina, ampliando nossa atuação nos principais mercados emissores que temos”, explicou Gilson Lira, diretor de Mercados Internacionais.
Em conjunto com a Embratur, os Setores de Promoção Comercial (Secoms) das representações diplomáticas e consulares do Brasil no exterior coordenam as atividades dos comitês compostos por operadores, companhias áreas, empresas hoteleiras e seguradoras de viagens de cada um dos países. Cada comitê tem seu estatuto, seguindo normas políticas da EMBRATUR e adaptada às necessidades e exigências jurídicas de cada mercado.