Dresden, uma das chamadas Magic Cities, apresenta a maior taxa de crescimento
O DZT- Centro de Turismo Alemão está comemorando mais um recorde de crescimento de pernoites de brasileiros. De acordo com as últimas estatísticas divulgadas pela sede da instituição, que fica em Frankfurt, em janeiro e fevereiro deste ano as chamadas Magic Cities registraram um forte crescimento no número de turistas do Brasil: 25,7% a mais que o verificado no mesmo bimestre de 2014, com um total de 46.291 pernoites.
Entre as cidades do circuito Magic Cities, Dresden lidera o ranking, detendo a maior alta de hospedagem de brasileiros, com 61,6% a mais do que o ano passado. Na sequência, Hamburgo (+ 43%), Munique (+ 38,8 %), Stuttgart (+ 31,9 %), Frankfurt (+ 30,9 %) e Colônia (+ 28,7 %). A diretora do DZT para a América do Sul, Margaret Grantham, complementa: “Apenas Munique recebeu, em janeiro, 11.992 visitantes do Brasil (+45,5%). Isto coloca o País à frente da França, Holanda, Japão, Austrália e do Canadá em termos de emissão de turistas para esta cidade da Baviera. Além disso, a média mundial de permanência de turistas estrangeiros em Munique é de 2,2 pernoites, enquanto que a presença brasileira é de 2,7 pernoites”, destaca, acrescentando que a capital, Berlim, não integra essas estatísticas.
O que vem por aí
Para os que pretendem aproveitar a primavera e o verão na Alemanha, Margaret adianta algumas dicas. Até 7 de junho ocorre o Festival de Música de Dresden, que há 30 anos encanta os moradores e os turistas, atraindo para as margens do Rio Elba um público vindo muito além das fronteiras da Alemanha. Durante o evento, orquestras famosas e grandes solistas de todo o mundo chegam à cidade para se apresentarem em concertos nos mais belos locais da região central e também nos arredores, e a música de boa qualidade pode ser ouvida em qualquer parte da cidade.
Já em Colônia, a atração é o Festival de Luzes, em 11 de julho. Nesse dia, todos os olhares da cidade se dirigem para o alto. Trata-se de um espetáculo de queima de fogos de artifício que colore todo o céu. Na parte da tarde, embarcações cruzeiros fluviais deixam a ilha de Porz Groov e partem pelo Rio Reno rumo à Cidade Velha sob uma ‘tempestade’ de fogos multicoloridos. A festa se encerra às 23h30 com um espetacular light show acompanhado de trilha sonora sincronizada.
Em Frankfurt, por sua vez, o Festival do Vinho de Maçã toma conta da cidade e da região. A festa é uma tradição e ocorre entre 7 e 16 agosto. Nesse período, tudo gira em torno da bebida nacional de Hesse, a sidra, no Frankfurt Rossmarkt. Também chamado de "Ebbelwoi", o vinho pode ser degustado com água mineral ou limonada, e é muito popular.