Site AlugueTemporada reúne destinos para aproveitar o inverno no país
Conhecido no mundo inteiro pelas altas temperaturas e pelas praias paradisíacas, o Brasil mostra que tem muito mais a oferecer. O inverno, que começa por aqui no dia 21 de junho e vai até o dia 23 de setembro, é um prato cheio para curtir as Serras do país e se encantar com os programas típicos dessa época do ano. O site AlugueTemporada, representante brasileiro da HomeAway, líder global no segmento, reuniu dicas de destinos para curtir o friozinho. Bora?
Quem ouve falar no Rio 40 graus nem imagina que bem pertinho da Cidade Maravilhosa, o Estado oferece opções de destinos deliciosos e com o termômetro marcando próximo do zero. Se a pedida é tirar os casacos do armário, Itaipava, na região serrana, é a aposta certa. Além do clima ameno, o charme do local é o conforto e aconchego, sem contar nos famosos quitutes da região. A cidade é o segundo polo gastronômico do Estado do Rio, o que garantiu o apelido de Vale dos Gourmets. Que tal degustar uma boa comida em frente à uma lareira? Para queimar as calorias no dia seguinte, a dica é fazer uma trilha pelo Vale da Lua ou uma caminhada no Parque Municipal de Itaipava, famoso por receber exposições agropecuárias.
Descendo um pouco mais o mapa, Gramado e Canela, na região sul do Brasil, são repletas de atrações. O Festival Internacional de Teatro de Canela, geralmente é realizado em junho, é uma delas. A cidade é tomada pelo mundo dos bonecos, que aparecem em recintos fechados ou ao ar livre para atrair a atenção de crianças e adultos. Com a presença de artistas do mundo todo, o festival é um passeio pela bagagem cultural de linguagem e estilo de outros países e costuma atrair milhares de visitantes.
Fora as belezas naturais, Gramado é imperdível durante o famoso Festival de Cinema, realizado em agosto, e já está na 43º edição. Por ser o festival mais importantes do país, reúne visitantes de todas as partes do Brasil e deixa a cidade sob uma atmosfera cultural sem igual. Para acomodar toda a família, ou a galera, uma casa com 8 quartos é a solução. Dá para todo mundo aproveitar o ar imperial e as programações regionais.
Conhecida como a “Suíça Brasileira”, Campos do Jordão, em São Paulo, não fica fora dos destinos mais icônicos do inverno brasileiro. Por ser o local urbano mais alto do país, com 1.628 metros de altitude, as temperaturas baixas atraem os viajantes. Se ouvir alguém dizer que o Brasil não tem inverno, convide esta pessoa para Campos de Jordão. A cidade atinge facilmente graus negativos e fica ainda mais linda com toda a sua arquitetura europeia cercada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira. A dica é aproveitar um bom vinho com fondue e ir visitar a fábrica de cerveja da região.
No inverno, os “alpes” brasileiros têm um cardápio atrativo e variado de opções turísticas. O Festival de inverno que acontece desde 1969 atrai amantes de música erudita, e não para de crescer com instrumentistas renomados do Brasil e do exterior vindos para o festival. A vasta programação de orquestras ainda inclui oficinas para jovens músicos. Entre um concerto e outra, se hospedar em uma mansão cinematográfica é um show à parte. Além de se proteger da temperatura glacial. E aí, casacos, luvas, cachecóis e gorros na mala? Vamos?